Guaraná em Pó para Melhorar a Disposição

A matéria Guaraná em Pó para Melhorar a Disposição você lê em detalhes aqui, ou confira mais notícias sobre Moda, Saúde e Beleza em Produtos de Beleza.


Nestas últimas semanas do ano eu me dediquei muito aos estudos (sei que vocês já perceberam que eu ando meio sumidinha do PB estes dias) e acabei passando mal. Tudo em exagero dá nisso, né? Pois bem, o fato foi que eu fiquei de cama por conta disso e, pra levantar de novo, foi uma dificuldade. Uma indisposição insuportável, sonolência, fraqueza. Um terror! Acho que fiquei assim de tanto analgésico que me deram no pronto-socorro!

mulher cansada

Sempre que tenho uma indisposição dessas ou que saio de algum tratamento feito com químicos, dou uma passada na nutricionista, pois sei que todos os males estão ligados à alimentação e que é muito importante observar a carência ou excesso de algum nutriente para o organismo, nestes momentos. Desta vez, em especial, minha nutricionista me indicou o pó de guaraná para repor a energia e melhorar a atenção e a exaustão. Sei que vai parecer estranho falar sobre “melhorar a atenção”, mas este é um dos efeitos da cafeína no organismo.  Eu gostei muito dos resultados e vou falar  um pouquinho sobre o pó de guaraná pra vocês! Mas lembrem-se: em excesso, ou utilizado de forma errônea, qualquer coisa vira VENENO, ok?

guarana_plate

Segundo a bióloga Mariana Araguaia, em matéria para o Brasil Escola, “o guaraná em pó, derivado do mesmo fruto que dá nome ao refrigerante, é rico em cafeína e teobromina – substâncias encontradas no café e chocolate, respectivamente, sendo a segunda de efeitos mais brandos do que a primeira. A concentração de cafeína presente no guaraná em pó pode ser até quatro vezes maior do que a encontrada no café; fornecendo efeitos com duração média de seis horas. Agindo nos mesmos receptores do sistema nervoso central que a cocaína e as anfetaminas, só que de forma bem mais leve, tais substâncias aumentam o estado de alerta do indivíduo e dão a ele uma sensação de bem-estar, uma vez que liberam adrenalina e dopamina no sangue. Por tal motivo, o guaraná é amplamente utilizado por estudantes, principalmente em época pré-vestibular.

O problema é que, dependendo do organismo do indivíduo e do horário em que foi ingerido o guaraná, o sono profundo, ou até mesmo o sono leve, podem ficar comprometidos. Devido a este fator, o sujeito tende a acordar indisposto, requerendo o uso de quantidades maiores deste, para se sentir bem animado. Assim, pode dar início a um círculo vicioso que, quando é rompido, geralmente confere à pessoa sintomas como dores de cabeça e humor deprimido. Se considerarmos como droga qualquer substância que altera o funcionamento do sistema nervoso central e que apresenta potencial em causar dependência, mesmo que este seja baixo, o guaraná em pó pode ser considerado uma droga e, portanto, deve ser utilizado de forma racional.”

No meu caso, o guaraná em pó foi responsavelmente indicado por minha nutricionista, eu comecei tomando no horário certinho, após a primeira refeição do dia, às 8 da manhã. Foi ótimo, me senti muito disposta e, em poucos dias, voltei à rotina de estudos normalmente. Achei que não comprometeu o sono, por causa do horário correto em que eu fiz uso da substância. A indicação da nutricionista foi de 6mg de pó de guaraná para cada kg de peso, sempre pela manhã, antes das 10 horas e NUNCA em jejum. Eu utilizei o guaraná da marca IBRAN e custou R$10,00 na farmácia. Alguns estudos falam que a recomendação é de uma colher de chá por dia, mas esta pequena quantidade é utilizada apenas quando não há patologias que justifiquem o uso da melhor dosagem, que é de 6mg/kg, ou quando se deseja somente obter os benefícios nutricionais do pó, que não era meu caso.

Porém, o Guaraná em pó possui outros benefícios:

Por conter fitoquímicos, o guaraná acelera o metabolismo e aumenta a queima calórica corporal. É rico em catequina, responsável por impedir o trabalho dos radicais livres, que destroem as células do corpo e aceleram o envelhecimento. Ele ativa a mente, reduz a sonolência diurna, aumenta a energia e a resistência física. Além disso, funciona como auxiliar na prevenção de câncer.

Malefícios:

O pó de guaraná é péssimo para cardíacos e hipertensos. Quem sofre com úlcera e gastrite também deve passar longe!!

Eu gostei de ter usado, me ajudou muito na recuperação. Pretendo continuar usando, em menores quantidades para equilibrar a disposição geral do organismo, é claro, da forma recomendada pela nutricionista: sempre pela manhã e sem exageros.

O artigo Guaraná em Pó para Melhorar a Disposição foi originalmente publicado em http://www.produtosdebeleza.com/guarana-em-po-para-melhorar-a-disposicao.html

Deixe uma resposta