Gripe, resfriado e reação alérgica: saiba como se prevenir no inverno – em Cuidados com o corpo

As infecções das vias aéreas ocorrem o ano todo, mas são mais frequentes no inverno. Saiba mais!


Por Caroline Randmer / Adaptação Kelly Miyazato



blindada-contra-o-frio

Vírus e bactérias se transmutam ao longo do tempo
para passarem despercebidos pelo
nosso sistema imunológico
Foto: Shuterstock 

O inverno é um prato-cheio para os micro-organismos. “Esta época do ano é marcada pela diminuição da umidade do ar. Isso faz que as mucosas fiquem desidratadas e os anticorpos protetores do organismo sejam destruídos”, explica Elisabeth Araújo, coordenadora do núcleo de otorrinolaringologia do Hospital Moinhos de Vento Iguatemi (RS). Para ajudar — ou piorar —, a baixa no termômetro faz que as pessoas se aglomerem em locais fechados. “Como a transmissão dos vírus e bactérias ocorre, principalmente, pelo ar ou gotículas exaladas ao falar, os casos de doenças respiratórias aumentam”, esclarece a especialista. E não é só isso. Atitudes simples do dia a dia podem estar minando sua saúde sem que você perceba. “Cobertores e casacos, essenciais neste período, geralmente desencadeiam crises alérgicas. Por permanecerem no armário por meses, acabam cheios de ácaros”, alerta Raquel Muarrek Garcia, infectologista do Hospital e Maternidade Rede D’Or São Luiz (SP). Nesse caso, mande-os para a lavanderia antes de usá-los.


Proteja-se

Nosso corpo conta com um exército pronto para lutar contra qualquer malfeitor. Esse batalhão, de fato, vence muitas guerras sem nem nos deixar perceber que estávamos em perigo. Mas acontece que, de vez em quando, ele enfraquece, nos deixando suscetíveis a resfriados, gripes, alergias e outras doenças. Conheça um pouco mais nas próximas páginas sobre os problemas mais comuns que pipocam no inverno:

 

O artigo Gripe, resfriado e reação alérgica: saiba como se prevenir no inverno – em Cuidados com o corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/corpo-e-rosto/corpo-e-rosto/cuidados-com-o-corpo/gripe-resfriado-e-reacao-alergica-saiba-como-se-prevenir-no-inverno/3852

Deixe uma resposta