Frio pode ajudar a perder peso

Veja a matéria completa sobre Frio pode ajudar a perder peso e fique por dentro de como cuidar da sua saúde.

O Dia

Frio acelera o metabolismo para regular a temperatura interna do organismo

Thinkstock Photos

O inverno é das estações em que as pessoas mais engordam, mas não por tendência natural. O frio, ao contrário, acelera o metabolismo, para regular a temperatura interna, o que leva à perda de calorias, como mostra estudo da Universidade de Maastricht, na Holanda.

Para a pesquisa, 50 pessoas ficaram em uma sala refrigerada a 16°C por 10 dias. No fim, todos se acostumaram ao frio. O responsável foi o tecido adiposo marrom, tipo de gordura que facilita a queima de calorias.

Mas, para perder peso, seria preciso se expor ao frio, o que as pessoas evitam. “O ser humano fica coberto, quieto”, explica Amélio Godoy Matos, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e professor da PUC-RJ.

As pessoas passam mais tempo em casa, por causa das temperaturas baixas e se expõem menos ao sol, já que os dias são mais curtos. Os dois fatores diminuem a quantidade de uma substância chamada serotonina. “Isso faz com que a gente fique um pouco mais deprimido e procure por comida”, garante Amélio Matos.

Leia mais notícias no portal O Dia

Além disso, ficando mais tempo em casa, a pessoa não só deixa de fazer atividades físicas, como se expõe mais ao alimento. E acaba comendo mais. Por fim, no inverno acaba-se buscando mais alimentos que engordam. “Você tende a comer coisas mais calóricas para aquecer”, diz o endocrinologista.

Um dos principais vilões é o chocolate quente. “É bebida altamente calórica, principalmente o enriquecido com ovo”, afirma ele.

Já o café e o álcool não apresentam muito problema. “O álcool, principalmente o vinho, não é das substâncias que engordam mais”, ressalta o médico.

Amélio Matos sugere, para perder preso, uma prática que alguns adotam nessa época: usar poucas roupas, para manter o frio e aumentar o metabolismo. Ele vê sentido, mas não acredita que muitos vão seguir a dica. “Ninguém gosta de se expor ao frio”, afirma.

>>MAIS: Os alimentos com calorias “negativas”

Vagem: saborosa, nutritiva e também uma importante aliada no combate à barriga saliente. Foto: Getty ImagesCranberry: ajuda a tratar infecções e também limpa o organismo. Aqui é mais fácil de achar sob a forma de suco. Foto: Getty ImagesEspinafre: rico em magnésio. Ajuda a desintoxicar o organismo. Foto: Getty ImagesMexerica: amplia a sensação de saciedade e ajuda a acelerar o metabolismo. Foto: Getty ImagesAlface: é uma folha magra, presente em todas as dietas e contém lactuário, uma substância com efeito sedativo. Foto: Getty ImagesAbacaxi: ele queima gordura e ainda é anti-inflamatório. Foto: Getty ImagesPepino: além de ajudar no emagrecimento, ele também é considerado uma arma poderosa para deixar a barriga chapada. Foto: Getty ImagesLaranja: como é uma fruta cítrica, ajuda a emagrecer e protege contra infarto e AVC. Foto: Getty ImagesAipo: ingrediente cativo na dieta detox, ele não engorda, serve de petisco e também alivia o estresse. Foto: Getty ImagesMaçã: ela é de fácil digestão, amplia a saciedade e protege a memória. Foto: Getty ImagesRepolho: ingrediente da dieta dos países magros, ele ajuda na digestão, melhora a cicatrização e ainda emagrece. Foto: Getty ImagesAspargo: além de diurético (aumenta a eliminação de líquidos pela urina), é rico em ácido fólico e fibras. Foto: Getty ImagesCenoura: pobre em carboidrato, pode ser levada como lanche, ajuda no bronzeado e é magra. Foto: Getty ImagesBrócolis: versátil, vai com pratos quentes e frios. Pesquisas mostram que ele protege contra o câncer de pulmão e cólon. Foto: Getty ImagesBeterraba: além de ter um sabor adocicado, que ajuda a melhorar o humor, ela ajuda a limpar o organismo. Foto: Getty ImagesCouve-flor: além de não engordar, ela tem nutrientes que reforçam a imunidade do organismo. Foto: Getty ImagesAgrião: é um inibidor da fome fora de hora e também melhora sintomas de intoxicação, como a ressaca. Foto: Getty ImagesPimenta: tempero que faz a diferença no sabor e na dieta. Acelera o metabolismo e ajuda a queimar calorias de outros alimentos. Foto: Getty ImagesAbobrinha: ela está em todos os cardápios das dietas porque é desintoxicante. Foto: Getty Images

Leia também:
10 erros que lhe impedem de emagrecer
8 truques surpreendentes para emagrecer sem pensar
Você se cuida e não consegue emagrecer?

O artigo Frio pode ajudar a perder peso foi originalmente publicado em http://ig.saude.feedsportal.com/c/33518/f/637141/s/48368bc7/sc/19/l/0Lsaude0Big0N0Bbr0Cbemestar0C20A150E0A70E170Cfrio0Epode0Eajudar0Ea0Eperder0Epeso0Bhtml/story01.htm

Deixe uma resposta