Frango: diversas maneiras de preparar e consumir – em Receitas Light

Temperado na frigideira, assado, cozido, em cubos, com molho ou recheado, o frango pode compor diversas receitas

Texto Rita Santander | Foto: Marcelo Resende – Escala Imagens | Adaptação web: Estela Lopes


Temperado na frigideira, assado, cozido, em cubos, com molho, recheado… “O peito de frango pode compor receitas de nuggets caseiros, tortas, rocamboles, empanados e muitas outras opções”, enumera Letícia Mendes, nutricionista da Estima Nutrição, de São Paulo (SP).


Há diversas maneiras de preparar e consumir, mas a maior vantagem de inserir esse ingrediente no cardápio não é sua variedade, e, sim, seus benefícios nutricionais, uma vez que é um alimento rico em proteína, capaz de reparar e construir nosso tecido muscular — além de ser um dos tipos de carne que contêm menos gordura em sua composição. 

Pós-treino 
O frango é supereficaz no reparo da massa muscular danificada durante os exercícios físicos. Além disso, é uma proteína de baixa caloria que, quando inserida em um plano alimentar que prioriza o consumo de frutas, legumes, verduras e alimentos integrais em quantidades adequadas, pode levar à perda de 4 quilos ao mês. “Seu consumo também faz que o corpo produza menos células de gordura em regiões pontuais, aliviando aquela textura típica da celulite”, revela Débora Alba, nutricionista, de São Paulo (SP).

Mude a proteína
Muita gente acredita que, por ser uma carne magra, o peito de frango deve ser inserido em todas as refeições, mas isso é um equívoco. É preciso buscar um equilíbrio entre os alimentos e consumir outros tipos, como o mignon de porco e o atum, que contêm baixas quantidades de gordura. “Ingerir apenas o peito de frango pode levar o paladar a não aceitá-lo em longo prazo e, ainda, acaba fazendo que você relacione o sabor a uma sensação ruim de restrição dos alimentos que mais aprecia”, enfatiza Letícia Mendes.Por isso, busque tornar seu consumo prazeroso, lançando mão de temperos e modos de preparação que darão novas experiências ao paladar. “Ervas como o alecrim ou temperos como o gengibre realçam o sabor do frango e aumentam ainda mais o valor nutritivo da receita”, complementa Letícia 

Receita: Nuggets de frango 

 Tempo de preparo: 20 min. 
Rendimento: 10 porções 
Calorias por porção: 160 cal

Ingredientes 
– 3 dentes de alho
– 1 fatia pequena de cebola
– Cebolinha a gosto
– Sal a gosto
– Pimenta a gosto
– 500 g de frango moído 
– ½ xíc. (chá) de cenoura ralada 
– 2 ovos 
– 1 xíc. (chá) de farinha de aveia 
– 1 xíc. (chá) de farinha de linhaça misturada com gergelim 

Modo de preparo: Bata no liquidificador o alho, a cebola, a cebolinha e os temperos. Em uma tigela, acrescente o frango e a cenoura e tempere com a mistura do liquidificador. Molde os nuggets, passe no ovo, nas farinhas e asse por 30 min. no forno preaquecido a 200°C.

Quer saber mais sobre receitas? Assine nossa revista e a receba mensalmente.
Se você ainda não tem a CORPO deste mês, garanta agora a Revista Corpo a Corpo Ed. 351!

O artigo Frango: diversas maneiras de preparar e consumir – em Receitas Light
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.com.br/dieta/dieta/receitas-light/frango-diversas-maneiras-de-preparar-e-consumir/12561

Deixe uma resposta