Fotos de jovens com bolsas de colostomia viralizam na internet

Veja a matéria completa sobre Fotos de jovens com bolsas de colostomia viralizam na internet e fique por dentro de como cuidar da sua saúde.

BBC

Luke Bennett divulgou sua foto para ajudar pessoas que tenham que passar pela mesma cirurgia

Luke Bennett

Um estudante britânico de 20 anos está fazendo sucesso na internet após divulgar uma foto de si mesmo com sua bolsa de colostomia.

A imagem foi vista por mais de 2,7 milhões de pessoas no Facebook. A bolsa é um contêiner externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais.

Luke Bennett foi diagnosticado com uma colite ulcerosa há quatro anos. A inflamação crônica do cólon causa dores, sangramentos e diarreias, além de uma série de outros problemas.

“Não sabia muito sobre a doença, a não ser que meu tio e meu primo sofriam dela”, diz Bennett.

No primeiro ano, ele quase não teve sintomas. No entanto, uma crise em 2012 o deixou hospitalizado por cinco dias. Nenhum dos medicamentos dados a ele surtiu efeito.

“Sabia que iam ter de me operar em algum momento, então, decidi fazer o quanto antes”, explica o rapaz.

“A vida nem sempre é legal com a gente, e, para mim, a decisão era entre fazer a cirurgia e viver com uma bolsa ou seguir doente até precisar fazer uma operação com urgência no futuro.”

Bethany Townsend também publicou uma foto com sua bolsa em seu perfil de uma rede social

Bethany Townsend

‘Outra parte de mim’

Há seis semanas, os médicos retiraram o cólon de Bennett, que agora depende da bolsa para evacuar. “Nas primeiras duas ou três semanas depois da operação, sentia muita dor, mas nada comparável ao que tinha sofrido antes.”

Ele diz ter aprendido a viver com a bolsa – é necessário trocá-la a cada um ou dois dias e esvaziá-la três vezes ao dia – e que isso não é tão ruim quanto imaginava.

“É só uma outra parte de mim que tenho que aprender a aceitar”, afirma.

A única coisa que não pode fazer até se recuperar completamente da cirurgia é levantar muito peso. “Não é o fim do mundo”, diz Bennett, que estuda Direito na Universidade de Swansea, no Reino Unido.

Sem medo

Não é a primeira vez que uma foto de um jovem com a bolsa de colostomia causa sensação nas redes sociais. No ano passado, a jovem britânica Bethany Townsend, que sofre da doença de Crohn, publicou fotos tiradas nas férias em que aparecia de biquíni.

Leia também:
Alimentos integrais e fibras reduzem risco de câncer no intestino, diz estudo
Inglesa com 97% da pele com psoríase mostra suas marcas com orgulho

As fotos de Townsend foram vistas e compartilhadas milhões de vezes e foram parar no site de uma ONG que dá apoio a pacientes com colite ulcerosa e doença de Crohn.

Ao ver as fotos da jovem, Bennett resolveu divulgar sua foto, feita depois da operação para mostrar a amigos e familiares como estava, no mesmo site, para ajudar outros como ele e Townsend.

Segundo Bennett, seria uma forma de preparar pessoas que foram informadas de que terão de fazer a operação.

Agora, a imagem já foi vista por milhões de pessoas, o que Bennet considera uma “loucura”. “Estou muito feliz pela reação das pessoas”, afirma.

Dan McLean, da ONG Crohn e Colite Reino Unido, considera que o rapaz servirá de “inspiração” para os dez mil jovens britânicos que são diagnosticados com a doença a cada ano.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SAÚDE

O artigo Fotos de jovens com bolsas de colostomia viralizam na internet foi originalmente publicado em http://ig.saude.feedsportal.com/c/33518/f/637141/s/494e800b/sc/24/l/0Lsaude0Big0N0Bbr0Cminhasaude0C20A150E0A80E260Cfotos0Ede0Ejovens0Ecom0Ebolsas0Ede0Ecolostomia0Eviralizam0Ena0Einternet0Bhtml/story01.htm

Deixe uma resposta