Fome oculta pode levar à compulsão alimentar, saiba o que é e como evitar – em Mulher de Corpo

Silenciosa, a fome oculta causa desnutrição e pode desencadear compulsões alimentares, principalmente por doces. Saiba mais e como evitá-la

Por Eduardo Magalhães*



Fome oculta causa compulsão alimentar

Cuiado: fome oculta causa compulsão alimentar!

Foto: Fabio Mangabeira

O que é fome oculta?

É justamente o hiato entre o que a gente come e o que de fato chega às nossas células. Ela também é conhecida como deficiência marginal, uma carência de um ou mais micronutrientes no organismo, estando presente em 1 a cada 4 pessoas no mundo. É preciso entender que a função primordial do alimento não é a de nutrir nosso estômago, e, sim, nossas células, para que estas possam produzir toda a energia necessária à vida. Para que isso aconteça é preciso um sistema digestório ótimo, no qual o alimento possa ser quebrado no estômago, absorvido no intestino e, por fim, metabolizado nas células. Quando há um erro em alguma dessas etapas, instala-se um quadro de desnutrição silenciosa, que irá servir de gatilho para as compulsões alimentares, especialmente por doces, e acúmulo de gordura.

Para isso não ocorrer, precisamos prevenir a hipocloridria – um enfraquecimento na nossa capacidade digestiva, comprometendo a liberação das enzimas digestivas responsáveis principalmente pela digestão das carnes –, além de pesquisar por possíveis erros metabólicos que estejam impossibilitando as nossas células de utilizarem o nutriente devido, corrigindo essa falha por meio da suplementação com o micronutriente específico.

*Eduardo Magalhães é nutrólogo e especialista em Medicina Preventiva e Integrativa. Todo mês, ele responde perguntas das leitoras em sua coluna. Você tem alguma dúvida sobre saúde? O expert responde! Envie a pergunta para perguntedrsaude@escala.com.br.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 329

Assine já a CORPO e garanta 6 meses grátis de outro título

O artigo Fome oculta pode levar à compulsão alimentar, saiba o que é e como evitar – em Mulher de Corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/mulher-de-corpo/fome-oculta-pode-levar-a-compulsao-alimentar-saiba-o-que-e-e-como-evitar/10348

Deixe uma resposta