Falta de hormônio pode causar ganho de peso expressivo após cirurgia bariátrica

Veja a matéria completa sobre Falta de hormônio pode causar ganho de peso expressivo após cirurgia bariátrica e fique por dentro de como cuidar da sua saúde.

A cirurgia bariátrica reúne técnicas destinadas ao tratamento da obesidade e das doenças associadas ao excesso de gordura

Pixabay

Estudo feito pelo Hospital das Clínicas (HC) aponta que os pacientes que recuperam peso expressivo após passar por uma cirurgia bariátrica apresentam diferença na produção do hormônio gastrointestinal GLP-1, responsável pela diminuição do apetite.

LEIA MAIS: 17 dúvidas sobre redução de estômago respondidas por médicos

A pesquisa realizada por profissionais do Serviço de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do HC foi publicada na revista especializada Obesity Surgery. Ao todo, 24 pessoas que foram submetidas a uma cirurgia bariátrica foram acompanhadas por cinco anos. Aqueles que se mantiveram obesos e reganharam mais da metade do peso perdido apresentaram diminuição nos níveis do GLP-1. Por outro lado, os pacientes que conseguiram emagrecer tinham níveis mais elevados de produção do hormônio.

O GLP-1 diminui o apetite através do aumento da sensação de saciedade no cérebro, e sua produção é estimulada pela cirurgia. De acordo com o autor do estudo, Marco Aurélio Santo, a descoberta abre novas perspectivas de tratamento para aqueles com problemas para emagrecer.

LEIA MAIS: Por que os EUA vão tirar a maioria dos sabonetes antibacterianos do mercado

Estudo

Os pacientes foram divididos em grupos A e B, com idades e Índice de Massa Corpórea (IMC) semelhantes. Segundo o responsável pelo Serviço de Cirurgia Bariátrica, nos primeiros dois anos do estudo todos emagreceram muito e chegaram a um peso semelhante, porém, a partir do terceiro, os dez pacientes do grupo B voltaram a engordar.

“É como se o organismo cansasse de produzir esse hormônio”, explicou Marco Aurélio em nota divulgada pelo HC. As causas da baixa produção, entretanto, ainda não foram descobertas pelos pesquisadores.

Sobre a cirurgia

Conhecida popularmente como redução do estômago, a cirurgia bariátrica reúne técnicas destinadas ao tratamento da obesidade e das doenças associadas ao excesso de gordura corporal.

LEIA MAIS: Saiba como é feita a redução de estômago

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, existem três tipos de procedimentos básicos, que podem diminuir a quantidade de alimentos que o estômago é capaz de comportar, que reduzem a capacidade de absorção do intestino ou, então, reúne características dessas duas técnicas.

O artigo Falta de hormônio pode causar ganho de peso expressivo após cirurgia bariátrica foi originalmente publicado em http://saude.ig.com.br/saude.ig.com.br/2016-09-05/ganho-peso-cirurgia-bariatrica.html

Deixe uma resposta