Existe quantidade certa de café para consumir por dia? – em Pergunte ao especialista

O café oferece diversos benefícios à saúde. Contudo, é importante atentar- se à quantidade consumida por dia. Saiba mais!

*Por Eduardo Magalhães

Qual é a quantidade diária ideal de café e os horários certos para consumi-lo?

A quantidade depende da versão e do horário em que for ingerido, além da individualidade de cada um. O solúvel é o pior, muito tóxico. As pessoas com mais sensibilidade não deveriam consumir mais de 100 mg ao dia (duas xícaras pequenas de expresso ou três de coado). Já as menos sensíveis conseguem tolerar até 4 vezes essa quantidade, segundo estudo da Mayo Clinic (organização americana de serviços e pesquisas hospitalares). 


O café orgânico em grãos tem ação antioxidante, que ajuda a prevenir Alzheimer e doenças hepáticas, além de aumentar os níveis de dopamina. Porém, acima de 100 mg ao dia, tende a hiperestimular a glândula suprarrenal, podendo piorar um quadro prévio de fadiga, que pode ter sido, em princípio, o gatilho para esse consumo aumentado. Ele deve ser tomado no máximo até às 16h, pois leva de seis a nove horas para ser eliminado; caso isso não aconteça, o sono tende a ser superficial e não reparador. E sempre o mais fresco possível, pois o café que fica na garrafa por mais de 30 minutos sofre oxidação, podendo levar a dor nas costas, nas articulações, cólica menstrual etc.

*Eduardo Magalhães é nutrólogo e especialista em Medicina Preventiva e Integrativa. Todo mês, ele responde perguntas das leitoras em sua coluna.

Mande suas dúvidas para perguntedrsaude@escala.com.br!

Quer conferir mais sobre saúde? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!

O artigo Existe quantidade certa de café para consumir por dia? – em Pergunte ao especialista
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/pergunte-ao-especialista/existe-quantidade-certa-de-cafe-para-consumir-por-dia/12063

Deixe uma resposta