Exercícios cardiorrespiratórios ajudam a memória, indica estudo – em Treino sob medida

Pessoas que fizeram cárdio logo após estudar se lembraram do conteúdo dois dias depois do teste melhor do que aqueles que não se exercitaram. Saiba mais sobre a pesquisa

Por Juliana Vaz | Adaptação Ana Paula Ferreira



Os exercícios cardiorrespiratórios com intensidade controlada ajudam a memória

Foto Shutterstock

Fazer exercícios cardiorrespiratórios com intensidade controlada ajuda a memória, de acordo com estudo publicado no Current Biology, periódico norte-americano que divulga pesquisas científicas em áreas da biologia molecular, como genética e neurociência. 

Pessoas que fizeram cárdio logo após estudar se lembraram do conteúdo dois dias depois do teste melhor do que aqueles que não se exercitaram. Os pesquisadores indicam que os picos de dopamina e norepinefrina, neurotransmissores que regulam as emoções, humor e atenção, estimulam o aumento do hipocampo, área cerebral que envolve a memória verbal e o aprendizado. 

O resultado foi ainda melhor no grupo de pessoas que se exercitou quatro horas após terem aprendido novas informações. A consequência também é significativa em relação à prevenção de doenças mentais, como a demência.

Quer conferir mais sobre saúde e treino? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!

O artigo Exercícios cardiorrespiratórios ajudam a memória, indica estudo – em Treino sob medida
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/fitness/fitness/treino-sob-medida/exercicios-cardiorrespiratorios-ajudam-a-memoria-indica-estudo/11406

Deixe uma resposta