Estudo indica que pernilongos comuns também podem transmitir vírus Zika; saiba como se proteger – em Mulher de Corpo

Os cientistas brasileiros concluíram que existe a presença de partículas do vírus Zica na saliva expelida pelo gênero Culex, também conhecidos como pernilongos comuns. Saiba como se proteger das picadas!

Por Caroline Randmer | Foto Shutterstock | Adaptação web Ana Paula Ferreira

Cientistas da Fundação Oswaldo Cruz, do Rio de Janeiro (RJ), descobriram que mosquitos do gênero Culex, também conhecidos como pernilongos comuns, são capazes de transmitir o vírus Zika. Durante a análise laboratorial de insetos infectados coletados na Região Metropolitana do Recife, os estudiosos comprovaram a presença de partículas do vírus na saliva expelida do Culex. Ou seja, uma simples picada desse danado pode causar uma série de outros problemas além da incômoda coceira. 

“O mosquito se adaptou ao ambiente urbano. Durante o ano inteiro, independentemente da estação climática, continuamos dando condições para que ele se prolifere facilmente”, comenta Gisely Farias, diretora comercial da NON Repelente, de São Roque (SP). 


Mas em vez de se desesperar, tome as rédeas da situação e reforce as formas de prevenção de picadas. A principal delas continua sendo o uso de repelente, seja no parque, em casa ou no escritório — quem é que nunca levou uma picada embaixo da mesa do trabalho quando menos esperava, não é mesmo? Então não arrisque. Passe o produto assim que acordar e reaplique nas áreas expostas ao longo do dia.

Quer conferir mais cuidados de saúde? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!

O artigo Estudo indica que pernilongos comuns também podem transmitir vírus Zika; saiba como se proteger – em Mulher de Corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/mulher-de-corpo/estudo-indica-que-pernilongos-comuns-tambem-podem-transmitir-virus-zika-saiba-como-se-proteger/12167

Deixe uma resposta