Estudo aponta que HIIT será principal tendência fitness para 2018 – em Treino aeróbico

American College of Sports Medicine promove todo ano uma pesquisa que aponta quais serão os top trends do mundo fitness. Saiba mais sobre o que promete bombar em 2018!

Por Karine César e Ana Paula Ferreira | Foto Shutterstock

O treinamento intervalado de alta intensidade será a principal tendência fitness de 2018, segundo a pesquisa anual do American College of Sports Medicine (ACSM) feita com 4 mil profissionais da área.A entidade solta todos os anos uma lista com os top trends e a modalidade aparece em primeiro lugar. “Ela tem ficado no topo da lista desde 2014. Seu maior atrativo é que pode ser feita em pouco tempo e sem equipamento”, afirma Walter Thompson, presidente da ACSM. 

O número um do ano passado, as tecnologias — como aplicativos, relógios inteligentes e monitores cardíacos — caiu para terceiro lugar. Em segundo, ficou o treinamento em grupo, que saltou quatro pontos em relação à lista de 2017.

É, parece que o HIIT veio mesmo para ficar… Mas se ainda assim te faltam motivos para apostar neste tipo de treino, Vinicius Possebon, preparador físico e criador do Programa Q48, listou 5 razões para você começar a modalidade ainda esse ano!

1. Economiza tempo

Os treinos com duração de 5 a 15 minutos chamam a atenção pela facilidade de se colocar em prática mesmo nas rotinas mais intensas. “O HIIT pode ser praticado logo depois de acordar, à noite, e até mesmo entre uma atividade e outra, justamente por ser rápido”, explica Possebon. 

2. Pode ser feito em qualquer lugar

Outra vantagem dos treinos intervalados de alta intensidade é o fato de poderem ser feitos em pouco espaço. “Dependendo do tamanho do seu banheiro, pode ser que você consiga fazer até lá, antes do banho”, brinca o especialista. Caso não seja possível, um espaço de 10m² já é o suficiente. “Dá para fazer no parque da cidade ou na sacada do apartamento, então não faltam opções”, completa. 


3. Não utiliza equipamentos

Gastar dinheiro com pesos, anilhas e equipamentos não é necessário para praticar HIIT. “Os treinos do HIIT e do Q48 dispensam o uso de qualquer aparelho e apostam só no peso do próprio corpo”, completa o especialista. Para os treinos de abdominal, pode ser necessário um colchonete ou algum tapete. “Como você pode fazer o treino em casa, não precisa nem usar roupas especiais de academia”, destaca, reforçando que apenas tênis e roupas confortáveis são suficientes. “Muita gente que tem vergonha de ir para a academia com roupas específicas acaba se encontrando neste tipo de treinamento”.

4. Queima muitas calorias e melhora condicionamento físico

Possebon conta que preocupar-se com a queima da gordura corporal é mais importante que contar calorias. “O que acontece é que o treino de alta intensidade ajuda a queimar mais gordura e é comprovadamente mais eficiente que os exercícios de baixo impacto e longa duração”, explica. A alta intensidade dos treinos faz com que o corpo acione mecanismos naturais que aceleram o metabolismo, melhoram o condicionamento físico e continuam queimando gordura mesmo com o corpo em repouso. “É por isso que você consegue resultados de 1 ano de academia em cerca de 8 semanas”, completa. 

5. Aumenta a produção dos hormônios de felicidade

Por fim, o profissional destaca que as atividades físicas são importantes para a autoestima e o bem-estar. “Sabemos dos benefícios do exercício para a saúde e para ficarmos mais magros e nos sentirmos melhores, mas sempre vale lembrar que o treino ajuda as pessoas a serem mais felizes de outras formas”, explica. “Quando fazemos atividades físicas, o corpo promove estímulos para que as glândulas endócrinas produzam mais hormônios, como a adrenalina, ocitocina e serotonina, que em conjunto promovem a sensação de felicidade, bem-estar e tranquilidade”.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo fitness? Então, corra para as bancas ou garanta a sua CORPO aqui!

O artigo Estudo aponta que HIIT será principal tendência fitness para 2018 – em Treino aeróbico
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/fitness/fitness/treino-aerobico/estudo-aponta-que-hiit-sera-principal-tendencia-fitness-para-2018/12287

Deixe uma resposta