Erros Comuns das Leitoras do PB

A matéria Erros Comuns das Leitoras do PB você lê em detalhes aqui, ou confira mais notícias sobre Moda, Saúde e Beleza em Produtos de Beleza.

O PB tem uma variedade enorme de artigos. Cada um deles é escrito com muito carinho por nós. Às vezes ficamos tristes quando percebemos que uma leitora cometeu algum erro por não ter lido o artigo direitinho, por tentar fazer substituições aleatórias ou, até mesmo, por  não avaliar se o seu caso encaixa-se no perfil do artigo. Para que isso aconteça com menor frequência, resolvi  esclarecer os erros mais comuns neste post.

Vejo muitas perguntas aqui no PB quanto à substituição de algum “ingrediente” das nossas receitas caseiras. Bom, de primeira, não é pra substituir nada.  A substituição mais “tentada” é a de glicerina por vaselina. A vaselina, NUNCA, em nenhuma hipótese, vai substituir a glicerina em receitinha nenhuma, nem pra pele seca, nem pra pele oleosa. Eu nunca entendi muito bem o motivo das leitoras confundirem uma coisa com a outra, mas o bem que a glicerina faz pra pele, a vaselina está longe demais de, sequer, chegar perto.

Outro erro comum que encontramos é quando uma leitora tenta substituir pomada de óxido de zinco por hipoglós. Não há motivos pra isso! Se fosse hipoglós, colocaríamos lá na receita “hi-po-glós”. (risos)

Saiba mais sobre essa dica – Melhor Protetor Solar e Matificante: Pomada de Óxido de Zinco

Mais um erro comum é tentar usar as receitas para pele seca em pele oleosa, como a pomadinha para assaduras de óxido de zinco. Também vejo muitas meninas usando pomadinha de óxido de zinco+nistatina por mais de 7 dias. Não pode. Nistatina é um antibiótico e antiinflamatório e, no caso das receitinhas, as pomadinhas de assaduras que usamos são as sem nistatina, preferencialmente, e precisam ter a quantidade mínima de 200mg/g de óxido de zinco (que não é o caso da hipoglós). Isso vem especificado na caixinha da pomada. Na dúvida, use pasta d´água (que, segundo algumas leitoras, é melhor para peles mistas).

Ultimamente, eu estou usando uma pomada de óxido de zinco com glicerina que custa apenas R$6,00, da Muriel. Quando quero que minha pele fique mais sequinha, acrescento mais pasta d´água (pigmentada com base de cor escura, não comedogênica). Pela noite, uso somente a glicerina. Mas lembrem-se, como falo em todos os posts, minha pele é ultra-seca e minhas dicas são sempre para peles secas. A especialista em peles oleosas aqui é a Ju, que briga com acne e sebo na pele dela desde sempre!

A Ju já é bem antenada quanto a concentrações. Quando ela postar uma receitinha caseira, não aumente ou diminua as concentrações. Li um comentário de uma leitora que usou o dobro da concentração de vitamina que a Ju indicou no post e ficou com a pele avermelhada, logicamente.

mais recomendados pela lo

Quando eu  indicar algum óleo com uma finalidade específica, não saia misturando uma coisa com outra, achando que vai criar uma super “mistureba” capaz de fazer tudo ao mesmo tempo. Você só vai estar diluindo um no outro e a funcionalidade vai se perder ou, pior, um pode anular, completamente, o efeito do outro.  Trate uma coisa de cada vez.  Eu e a Ju pensamos muito antes de postar nossas misturinhas e temos cuidado com isso, previamente. Portanto, não invente muito!

Outro erro grave e comum é o de meninas sem a menor necessidade de um tratamento capilar, fazê-lo, e depois reclamar que não funcionou.  O óleo de pequi, por exemplo, é usado para cabelos com corte químico, elásticos, etc. Aí, li outro dia, uma menina com o cabelo ressecado, provavelmente, com excesso de proteína, reclamar que o óleo de pequi não funcionou no cabelo dela. Óbvio que não! Precisa nem explicar! Neste caso, o óleo de pequi faria, justamente, o efeito CONTRÁRIO do que ela queria.

Por isso, leia sempre os posts do começo até o fim e veja se seu cabelo se encaixa no perfil.  A Ju já deve ter explicado umas 50 vezes aqui no PB como fazer uma avaliação da necessidade do seu fio para depois escolher o melhor tratamento. Há técnicas para avaliar o excesso de proteína nos cabelos e como a máscara de hidratação ou receitinha caseira ERRADA pode prejudicá-los.

Além de tudo isso, por favor, usem a lupa do site para procuras! É fácil e prático procurar o que você quer saber!  Vejo, muitas vezes, algumas leitoras pedirem artigos sobre alguns produtos que já testamos e postamos a resenha anos atrás! O PB é grande, nós sabemos, mas a lupinha é algo muito funcional! ;-)

Espero que este post tenha ajudado vocês!

Beijos da Lô.

O artigo Erros Comuns das Leitoras do PB foi originalmente publicado em http://www.produtosdebeleza.com/erros-comuns-das-leitoras-do-pb.html

Deixe uma resposta