Entenda porque os cabelos caem mais no inverno – em Mulher de Corpo

Texto Fabiana Gonçalves | Adaptação Isadora Couto



Saiba mais sobre a queda de cabelos no inverno 

Foto: Danilo Borges 

Nessa época é de praxe que você sinta que seu cabelo cai mais do que no restante do ano. E dois fatores são importantíssimos para que você tenha essa sensação. O primeiro é que, segundo os especialistas, como os dias são mais curtos, e o cabelo precisa de luz para viver, ele percebe a reação de maior e menor luminosidade dos ambientes.

“Essa mudança diminui o estímulo da divisão celular, o que gera um número menor de fios e ainda enfraquece a raiz. Resultado: além de o cabelo cair mais rápido, ele também nasce mais devagar no inverno”, diz Vanessa Penteado, dermatologista da Clínica Pantheon (SP).

O segundo fator é que normalmente se perde entre 60 e 100 fios por dia. “Eles se referem à taxa de 10% dos fios do couro cabeludo que estão na fase telógena (de queda). Se temos 100 mil, caem 100 por dia”, lembra Maria Fernanda Gavazzoni, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (RJ). No entanto, se a mulher não lava o cabelo diariamente, acumulam-se os fios soltos presos entre os demais. Por isso pode ter a sensação de que está perdendo 600 fios de uma só vez, quando não é verdade.” 

Revista Corpo a Corpo | Ed. 294

O artigo Entenda porque os cabelos caem mais no inverno – em Mulher de Corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/mulher-de-corpo/entenda-porque-os-cabelos-caem-mais-no-inverno/8455

Deixe uma resposta