Entenda o que pode causar torcicolo – em Cuidados com o corpo

Você já sentiu como se o pescoço estivesse travado? Pois é, além de dor podem afetar homens e mulheres de diferentes idades. Saiba mais sobre o que pode causar torcicolo

Por Kelly Miyazato



Entenda o que pode causar torcicolo
Foto: Danilo Borges

Quem nunca amanheceu com um dor insuportável no pescoço que impossibilitava de realizar o simples movimento de olhar para as laterais? Ou, virou a cabeça para um lado e, de repente, sentiu como se o pescoço estivesse travado? É difícil encontrar uma pessoa que não tenha sofrido em algum momento da vida com o torcicolo.

De acordo com Helder Montenegro, fisioterapeuta e especialista em coluna vertebral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRC, diretor do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral, o torcicolo é uma contração involuntária da musculatura do pescoço.

O problema pode afetar homens e mulheres de diferentes idades. “O torcicolo causa uma limitação do movimento. Ou seja, os músculos entram em espasmo, provoca a diminuição dos movimentos voluntários da coluna cervical e causa dores que podem migrar para toda a musculatura dorsal”, explica Montenegro.


Existem várias causas para o acometimento do problema, entre elas pode ser decorrente de um movimento súbito, por causa de uma má postura ou devido a um mau posicionamento ao dormir. “O torcicolo também pode ser de origem congênita (presente no nascimento) e traumático. Algumas doenças que afetam os discos da coluna como bicos de papagaio e formações ósseas anormais o pescoço apresente uma rigidez, fazendo com que a região fique dolorida”, afirma o fisioterapeuta.

 

*Agradecimentos ao Helder Montenegro, fisioterapeuta e especialista em coluna vertebral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRC, diretor do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral.

 

 

O artigo Entenda o que pode causar torcicolo – em Cuidados com o corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/corpo-e-rosto/corpo-e-rosto/cuidados-com-o-corpo/entenda-o-que-pode-causar-torcicolo/6168

Deixe uma resposta