Entenda de onde vem a sensibilidade nos dentes

Veja a matéria completa sobre Entenda de onde vem a sensibilidade nos dentes e fique por dentro de como cuidar da sua saúde.

Quando a sensibilidade nos dentes ataca, nada de água gelada ou café quentinho, qualquer variação de temperatura pode ser suficiente para causar dores. Isso acontece quando o esmalte do dente é desgastado e deixa a dentina exposta. “Dentina é a camada que possui prolongamentos do nervosos e provoca dores quando fica desprotegida”, conta o Dr Bruno Puglisi.


Saiba como evitar a sensibilidade nos dentes

shutterstock/Reprodução

O esmalte do dente é extremamente mineralizado e quase impermeável. Porém, se essa proteção for removida o dente pode apresentar sensibilidade. A maioria das pessoas tem uma pequena sensibilidade nos dentes
ao gelado, mas não é normal ter sensibilidade com a temperatura habitual dos alimentos e líquidos, ou com a água durante a escovação dos dentes. Se isso estiver ocorrendo os motivos devem ser investigados.

As causas possíveis para as mais variadas e naturalmente o tratamento depende da causa, por isso usar pasta para dentes sensíveis nem sempre resolve. Veja algumas causas para sensibilidade ao frio:

– Mau posicionamento dos dentes, podendo gerar bruxismo e apertamento noturno.

– Consumo em excesso de bebidas ácidas (como refrigerantes), frutas cítricas (limão, laranja, abacaxi, kiwi), sucos adocicados, pepino em conserva, vinhos e vinagre.

– Excesso de força ao escovar os dentes, uso de cremes dentais muito abrasivos e escovas com cerdas duras.

– Retração da gengiva que ocorre porque fisiologicamente a gengiva tende a sofrer modificações na posição. Uma escovação mau realizada, com movimentos não circulares, também acelera esse processo.

– Dente lascado ou fraturado, com exposição da dentina.

– Bulimia e refluxo também podem causar erosão dental e sensibilidade devido à acidez na boca.

– Além disso, a colocação de aparelhos ortodônticos é capaz de causar sensibilidade, pois a movimentação dos dentes muda a relação da coroa com a gengiva. 

Existem alguns cuidados que devem ser tomados para evitar essa situação: * use escovas de cerdas macias e escove os dentes delicadamente;

* evite bebidas e alimentos muito ácidos;

* não use cremes dentais abrasivos;

* não use cremes clareadores sem indicação e acompanhamento de um profissional;

* escove os dentes no mínimo três vezes por dia;

* visite seu dentista regularmente para evitar a sensibilidade nos dentes
.

O artigo Entenda de onde vem a sensibilidade nos dentes foi originalmente publicado em http://saude.ig.com.br/saude.ig.com.br/colunas/bruno-puglisi-odontologia/2018-06-13/bruno-puglisi-sensibilidade-dentes.html

Deixe uma resposta