Emoções positivas estão associadas a vida mais saudável, indica estudo – em Mulher de Corpo

Pesquisa americana apontou que emoções positivas têm sido associadas a uma saúde melhor, longevidade e bem-estar. Confira algumas dicas para sempre se manter uma pessoa otimista!

Por Isabela Leal | Foto Shutterstock | Adaptação web Ana Paula Ferreira

Um recente estudo da Escola de Medicina da Universidade de Harvard (EUA) mostrou que as emoções positivas têm sido associadas a uma saúde melhor, longevidade e bem-estar. Por outro lado, a raiva, a preocupação e a hostilidade crônica aumentam o risco de desenvolver doenças cardíacas, à medida que as pessoas reagem a esses sentimentos com a pressão arterial aumentada e a rigidez dos vasos sanguíneos. 

Nem sempre é fácil manter um estado emocional otimista, porém um boletim publicado pela escola americana sugere que algumas premissas da Psicologia Positiva (PP) podem nos ajudar a ser mais resilientes e aponta três aspectos simples, pelos quais podemos começar. Fabiane Curvo (RJ), psicóloga especializada em PP, do Rio de Janeiro (RJ), dá dicas de como trazer isso para o dia a dia. 

Tire vantagem do que é bom

A maioria das pessoas está preparada para experimentar o prazer em momentos agradáveis, como as férias. Mas os pequenos prazeres diários, que trazem grande contentamento, podem passar despercebidos pelo simples fato de estar diluído no cotidiano. 

Na prática: o segredo é perceber o prazer quando ele ocorre,  desfrutando conscientemente da experiência à medida que ela se desenvolve. Essa clareza ajuda a construir a felicidade e a reconhecer os resultados emocionais que isso traz. Esse exercício requer foco, o que os psicólogos chamam de atenção plena. Caso contrário, a energia fica dispersa e não é possível enxergar os eventos gratificantes. A senha é transportar a mente para o “aqui e agora”. Não há consciência sem estar no presente. Uma boa maneira de se manter focada é fazer uma lista dos pequenos passos que você está dando para a conquista de seus objetivos, descrevendo todas as suas ações. Isso mostra grandes lições.

Aproveite seus pontos fortes

Antes de colher os benefícios de suas qualidades, é preciso saber quais são elas. Infelizmente, de acordo com um estudo britânico, apenas cerca de um terço das pessoas tem uma compreensão útil de seus pontos fortes. 


Na prática: se você não tem certeza de quais são esses aspectos positivos de sua personalidade, uma boa maneira de identificá-los é perguntando a alguma pessoa que você respeite e admire, e que a conheça bem, o que ela destacaria nesse sentido. Cada um tem uma habilidade; o que você tem o outro não tem e vice-versa. Um exercício útil é pensar em uma grande conquista da sua vida, como comprar uma casa própria, passar em um concurso, criar os filhos sozinha etc. Em seguida, escreva cinco qualidades que a ajudaram na realização desses objetivos. Pronto, estão aí seus pontos fortes.

Expresse sua gratidão

Agradecer é uma apreciação pelo que se tem. Quando reconhecemos a bondade na nossa vida, enxergamos pontos positivos nos outros e, assim, a gratidão ajuda a formar uma conexão com algo que vai além da experiência individual.  

Na prática: o ponto principal aqui é reconhecer as coisas boas ao nosso redor, mesmo em um dia em que tudo parece dar errado, sempre acontecem eventos positivos, mas é preciso enxergar. Ao fim do dia, faça uma lista (no papel ou mentalmente) de tudo de bom que aconteceu, seja uma gentileza na rua ou algum momento bom/divertido que aconteceu no trabalho, e reflita a respeito.

Quer conferir mais sobre saúde e bem-estar? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!

O artigo Emoções positivas estão associadas a vida mais saudável, indica estudo – em Mulher de Corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/mulher-de-corpo/emocoes-positivas-estao-associadas-a-vida-mais-saudavel-indica-estudo/11989

Deixe uma resposta