Elenco de Carrossel alerta para a importância de cuidar da voz

Veja a matéria completa sobre Elenco de Carrossel alerta para a importância de cuidar da
voz e fique por dentro de como cuidar da sua saúde.

Para alertar sobre a importância dos cuidados com a voz em todas as fases da vida, do recém-nascido ao idoso, a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia recrutou o elenco da novela Carrossel, com o foco em personagens de todas as idades.

O objetivo dos especialistas é chamar atenção para o Dia Nacional da Voz, celebrado na próxima terça-feira, dia 16.

A personagem Valéria Ferreira, vivida pela atriz Maísa Silva, conta como os cuidados com a voz são importantes desde a infância, especialmente para ela que trabalha com a voz desde muito cedo.

Leia mais: 

Trânsito, MP3 e noitadas envelhecem voz e ouvidos

Estudos internacionais apontam que 36% das crianças apresentam distúrbio vocal, sendo mais prevalente na faixa etária entre os 5 e 10 anos de idade. “É muito importante que desde a infância os pais eduquem os filhos para o bom uso da voz, sem o uso de forte intensidade, grito e emissão de sons que exigem muita força para serem produzidos”, afirma Andréa Alves Maia, fonoaudióloga e especialista em voz.

Já o Jaime Palillo, personagem do ator Nicholas Torres, é o caso clássico que se passa com os adolescentes: a muda vocal e todos os fatores fisiológicos e psicológicos que a envolvem.

É na faixa entre os 10 e 19 anos que ocorrem as grandes mudanças vocais, decorrentes de alterações hormonais que transformam a laringe infantil em adulta. Pesquisas apontam que quanto maior a alteração vocal em adolescentes, maior o impacto na sua qualidade de vida. Já em relação ao impacto da personalidade na voz, é possível observar que adolescentes tímidos apresentaram maior número de sintomas emocionais, maior comprometimento na qualidade de vida relacionada com a voz e uma menor quantidade de fala do que nos não tímidos.

A fonoaudióloga Anna Alice Figueirêdo de Almeida, vice-coordenadora do Departamento de Voz da SBFa, lembra que “a muda vocal e os problemas da voz em geral merecem destaque, pois é a partir da sua voz que o adolescente poderá se comunicar, se expressar e se desenvolver em seu meio social, seja na escola ou na busca pelo primeiro emprego”.

Já a faxineira da novela do SBT, a Graça, que tem como interprete a atriz Márcia de Oliveira, reforça a importância dos cuidados vocais na fase adulta. Ela, como profissional da voz, toma muitos cuidados e sabe dos riscos que os problemas vocais podem trazer tanto para a carreira, como para sua vida anos mais tarde.

Independente da atividade que se exerça, os cuidados com a voz são fundamentais no dia a dia, por ser um dos fatores que podem influenciar positiva ou negativamente em reuniões ou até mesmo na busca por novas recolocações no mercado de trabalho.

Alerta
: Voz rouca de Lula pode ter mascarado câncer do ex-presidente

Por fim, Firmino Gonçalves, o zelador do colégio Carrossel interpretado por Fernando Benini, garante que com a idade os cuidados devem continuar. O envelhecimento vocal merece atenção e cuidados. Benini já passou por afastamento devido a alguns problemas de voz e garante: a voz é um bem muito precioso e que necessita de atenção.

A fonoaudióloga Ligia Motta, doutoranda em Gerontologia Biomédica, enfatiza que, para os maiores de 60 anos, os cuidados com a saúde, resistência e aprimoramento da voz são fundamentais para desenvolver a plasticidade vocal. “Ao longo da vida, devemos nos ater ao uso adequado da voz. Podemos prevenir contra as doenças laríngeas, que comprometerão a longevidade vocal”, alerta a especialista.

Dicas para cuidar bem da voz:

– Fale sem esforço e procure articular bem as palavras
– Mantenha uma boa postura corporal ao falar ou cantar
– Beba 2 litros de água diariamente
– Durma bem
– Tenha uma alimentação saudável, rica em frutas e proteínas
– Use roupas confortáveis
– Procure reduzir a quantidade de fala se está com gripe , crise alérgica ou em período pré-menstrual
– Evite falar por longos períodos, principalmente em ambientes ruidosos
– Evite pigarrear, gritar e dar gargalhadas exageradas
– Evite ingerir leite e derivados, bebidas gasosas e chocolate antes de utilizar a voz continuamente
– Evite ingerir álcool em excesso e não use drogas
– Cuidado ao cantar inadequadamente ou abusivamente
– Esteja atento aos primeiros sintomas de alteração vocal, como cansaço, ardor ou dor ao falar, falhas na voz, mudança de tom, pigarro e rouquidão
– No caso de problemas vocais, procure um fonoaudiólogo e um médico otorrinolaringologista

Siga lendo: perdeu a voz? Preste atenção

O artigo Elenco de Carrossel alerta para a importância de cuidar da
voz foi originalmente publicado em http://saude.ig.com.br/alimentacao-bemestar/2013-04-14/elenco-de-carrossel-alerta-para-a-importancia-de-cuidar-da-voz.html

Deixe uma resposta