Dormir mal pode causar estresse no trabalho – em Mulher de Corpo

Segundo estudo, contar os carneirinhos pode ajudar a controlar o estresse no trabalho – e vice-versa

Texto Ana Paula de Araujo



Dormir mal pode causar estresse no trabalho

Dormir mal pode causar estresse no trabalho

Foto: Shutterstock

Dormir bem é mais importante do que se imagina. De acordo com novo estudo publicado no jornal científico Sleep, dormir mal pode aumentar o estresse no trabalho, e vice-versa.

Para tal descoberta, os estudiosos do Karolinska Institute in Stockholm (Suécia) acompanharam 4.827 participantes ao longo de dois anos, que relataram seus hábitos de sono, incluindo se sentiam dificuldade em adormecer, a noite não aliviou o cansaço, acordavam diversas vezes durante a noite ou acordavam cedo demais. As demandas no trabalho também foram relatadas. Ambos os fatores foram analisados com questionários do próprio instituto.

Ao final, concluiu-se que quanto maior a demanda de trabalho, maiores são os problemas para dormir. O caminho inverso também funciona, pois, quando a qualidade de sono é baixa, o ritmo de trabalho também é afetado, causando o tão indesejado estresse.

Para os autores do estudo, a descoberta mostra que distúrbios do sono pioram a resposta ao estresse. A solução? Dormir bem para garantir a qualidade de vida no trabalho.

O artigo Dormir mal pode causar estresse no trabalho – em Mulher de Corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/mulher-de-corpo/dormir-mal-pode-causar-estresse-no-trabalho/8983

Deixe uma resposta