Dor no joelho? Treinar do jeito errado e salto alto podem ser os culpados – em Mulher de Corpo

Aquela dor no joelho pode ser causada por um problema que, se não tratado direito, levará você à mesa de cirurgia. Saiba se você corre o risco de tê-lo

Texto Mayara Neves | Edição Helô Oliveira | Adaptação Ana Paula de Araujo



Dor no joelho pode ser sinal de condromalacia patelar

Dor no joelho pode ser sinal de condromalacia patelar

Foto: Christian Parente

Jamais subestime uma dor no joelho, por menor que seja. Ela pode ser um sinal do seu corpo para o início da condromalacia patelar – amolecimento da cartilagem entre o fêmur e a patela, osso responsável pelo movimento de dobrar a perna. “Essa cartilagem permite que haja movimentação da articulação sem atrito entre os ossos”, explica Rogério Vidal de Lima, ortopedista e membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

O problema é que, quando a cartilagem amolece, é como se o joelho perdesse seu amortecedor e os ossos passassem a se chocar quando você se mexe. E é isso que gera o desconforto.

A condromalacia patelar geralmente acontece por um aumento da pressão da patela contra o fêmur. O motivo inicial pode ser predisposição genética (quando você já nasce com algum tipo de fragilidade da cartilagem) ou excesso de exercícios que exijam a flexão repetitiva, como agachamentos e corridas longas. Movimentos incorretos em aparelhos como leg press e cadeira extensora também entram na lista.

“A síndrome afeta principalmente pessoas que possuem quadris largos e joelhos desalinhados ou em “x”, que provocam um grande estresse sobre a patela”, destaca Rogério. Segundo Heráclito Fernando Gurgel, fisioterapeuta do Centro de Tratamento Intensivo da Dor (CTIDor), o uso de salto alto e o costume de ficar com as pernas cruzadas podem sobrecarregar os joelhos e aumentar a chance de a lesão aparecer.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 319

O artigo Dor no joelho? Treinar do jeito errado e salto alto podem ser os culpados – em Mulher de Corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/mulher-de-corpo/dor-no-joelho-treinar-do-jeito-errado-e-salto-alto-podem-ser-os-culpados/9207

Deixe uma resposta