Dicas para ter os pés e o calcanhar lisinhos – em Cuidados com o corpo

Consultamos uma dermatologista para dar dicas essenciais de como manter os pés e o calcanhar sempre lisinhos e saudáveis. Confira!

Por Nathália Henrique



Dicas para ter os pés e o calcanhar lisinhos

Foto: Shutterstock

Você sabe por que os pés e o calcanhar costumam ser mais grossos do que outras partes do corpo e consequentemente ficam com rachaduras? Segundo Inaê Cavalcanti, dermatologista da DOM Medicina Personalizada, a pele do calcanhar é rica em queratina, sendo mais espessa e resistente do que em outras áreas. 

Por isso, acumula facilmente células mortas e calosidades que causam as rachaduras. “A principal dica para evitá-las, é abusar dos hidratantes à base de uréia amônia. Cremes específicos para a região dos pés também são indicados”, diz Inaê. O ideal é passar o produto antes de dormir e em seguida colocar uma meia, que irá potencializar o efeito cicatrizador e hidratante do creme.


A dermatologista ressalta que a nossa pele é formada por três camadas: a epiderme, a derme e a hipoderme. A epiderme corresponde à camada externa. No caso dos pés, quando esta camada sofre alguma agressão por fatores externos, como o ressecamento ou o atrito com calçados, ocorre o acúmulo de queratose que provoca o engrossamento. “É a partir dessa reação que surgem as rachaduras nos pés, que são decorrentes do aparecimento de fissuras na pele, principalmente no calcanhar, mas também em outras partes do ”, afirma.

Anote uma dica caseira indicada pela especialista para evitar que os pés fiquem ressecados: Misture 1 colher (chá) de açúcar com  2 colheres (chá) de óleo de amêndoas em um recipiente e em seguida passe nos pés. Massageie por dez minutos e enxágue bem.

O artigo Dicas para ter os pés e o calcanhar lisinhos – em Cuidados com o corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/corpo-e-rosto/corpo-e-rosto/cuidados-com-o-corpo/dicas-para-ter-os-pes-e-o-calcanhar-lisinhos/6949

Deixe uma resposta