Dicas para começar a praticar a musculação – em Treino na academia

Que tal começar a praticar a musculação? Educador físico cita os princípios básicos do exercício para você iniciar seu treino da forma correta

Texto: Ana Paula de Araújo | Adaptação: Nathália Henrique 



Dicas para começar a praticar a musculação 

Foto: Christian Parente

Para iniciar o exercício de força na academia, é necessário ter disciplina e paciência. Conquistar um corpo torneado é o desejo mais comum entre a mulherada. Porém, para praticar a musculação é preciso ter em mente que os resultados não aparecerão do dia para a noite. Antes de tudo, vá ao médico e cheque se você está apta a se exercitar. Depois, escolha um local com estrutura satisfatória — o que inclua equipamentos adequados e ambientes limpos e organizados. Por último, encontre um professor. “Alguns são metódicos e exigentes. Outros, comunicativos e confidentes. É muito importante que sua personalidade e a do treinador sejam compatíveis”, afirma PC Chieza, educador físico e sócio diretor da Gift Club Academia (RJ).

É preciso treinar, no mínimo, três vezes por semana. “Como o corpo não está acostumado à atividade, as iniciantes não devem se exercitar mais que uma hora por dia. O exagero pode causar lesões”, diz PC Chieza. E nada de elevar a carga e fazer séries complexas logo de cara — é preciso respeitar seu corpo. Para acelerar a adaptação ao treino, alie a musculação a atividades aeróbicas.


Ponto positivo – hoje em dia, todo bairro tem uma boa academia. Aquela velha desculpa de que você precisa percorrer longos percursos para malhar já era.

Ponto negativo – dependendo de seu objetivo, será preciso investir em suplementos alimentares. Uma nutricionista indicará qual é o mais indicado. Além disso, não é uma atividade recomendada para quem tem pressão alta.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 309

O artigo Dicas para começar a praticar a musculação – em Treino na academia
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/fitness/fitness/treino-na-academia/dicas-para-comecar-a-praticar-a-musculacao/6847

Deixe uma resposta