Detox digital: confira como dar uma pausa no uso excessivo de celular e internet – em Mulher de Corpo

Você costuma passar o dia inteiro colada no celular e só de pensar em ficar sem internet já te dá arrepios? Então está na hora de considerar fazer um detox digital! Confira dicas que podem ajudar a encontrar o equilíbrio!

Por Isabela Leal | Foto Getty Images | Adaptação web Ana Paula Ferreira

É indiscutível que a internet e as redes sociais trouxeram uma série de ganhos para a comunicação e a conectividade entre as pessoas. Para entrar em contato com alguém, basta estar diante de um celular com acesso à rede de dados e enviar uma mensagem — em questão de minutos a outra pessoa terá visualizado o conteúdo e estará feita a interação. Da mesma forma que essa inter-relação quase instantânea se tornou facílima, ela se modificou coma universalização das redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter.

A dinâmica dos relacionamentos transformou completamente as pessoas, que passaram a compartilhar vivências, pensamentos e momentos de um modo nunca visto antes (muito pior) — no geral, de forma alienada, inconsciente e automática.

“Para se ter uma ideia de como as redes sociais e a internet se tornaram perversas e, talvez,  destrutivas, para uma parcela de usuárias existem dados que indicam o desenvolvimento de comportamento de dependência com características semelhantes às encontradas entre dependentes de drogas, como fissura, sintomas de abstinência e a compulsão pelo uso”, diz Caio Magno,  psiquiatra da Clínica Estar Saúde Mental, de São Paulo (SP).

Mas é possível “se salvar” diante dessa realidade e utilizar os recursos tecnológicos de maneira saudável e comedida, como um detox digital. “Tudo é uma questão de bom senso. Quem consegue não exagerar costuma valorizar e vivenciar o momento presente e criar regras em relação ao uso da tecnologia, muitas vezes até de forma natural”, explica o médico, que a seguir dá algumas dicas que podem ajudar a encontrar o equilíbrio.

No trabalho

Nem todas as profissões permitem que você fique conectada o tempo todo com assuntos pessoais, por exemplo. Além disso, seguir publicações, ver o Whatsapp ou outras mensagens durante o trabalho pode dispersar a atenção e reduzir a produtividade. Reserve horários específicos para usar a tecnologia.


Na hora de dormir 

Para uma boa noite de sono, o ideal é ficar longe dos eletrônicos. Além de tudo que já foi dito, a luz emitida por esses dispositivos afeta a indução do sono. Desligue os avisos sonoros e deixe o celular longe do quarto. Se a desculpa for o despertador, lance mão do velho e bom relógio de cabeceira.

Durante as refeições

Deixe o celular longe da mesa, na bolsa ou em uma gaveta, de preferência no modo silencioso. Nesse momento, preste atenção ao que está comendo, isso pode ajudar até a melhorar sua relação com a comida e, claro, com os amigos e familiares. Aproveite o tempo em família para conversar. Nos almoços ou jantares de negócios, a mesma regra é válida.

Nas férias

Desligue-se e desligue o celular! Hoje há uma grande dificuldade em se desconectar do trabalho no período de folga, devido à facilidade de acesso à tecnologia. “Porém, para um descanso verdadeiro e redução do estresse é fundamental se desconectar dos assuntos profissionais”, destaca Caio Magno. Coloque um aviso no e-mail e não caia na tentação de atender ligações ou responder mensagens por outros aplicativos. Além disso, durante as férias, procure vivenciar as experiências de forma plena, com foco no momento presente. Se for viajar, desfrute das paisagens, fotografe, faça passeios, sinta as vivências plenamente. Se for indispensável usar o celular, reserve um momento específico para isso, mas se for possível, evite ao máximo.

Para saber mais sobre saúde e bem-estar, corra para as bancas ou garanta sua Revista Corpo a Corpo através do site da Editora Escala

O artigo Detox digital: confira como dar uma pausa no uso excessivo de celular e internet – em Mulher de Corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/mulher-de-corpo/detox-digital-confira-como-dar-uma-pausa-no-uso-excessivo-de-celular-e-internet/12492

Deixe uma resposta