«

»

mar 05

Desmistificando: Beber Muita Água Faz Bem?

A matéria Desmistificando: Beber Muita Água Faz Bem? você lê em detalhes aqui, ou confira mais notícias sobre Moda, Saúde e Beleza em Produtos de Beleza.


Já tem um tempo que a Ju e eu temos a péssima fama de acabar com sonhos e mitos de internet em relação a produtos de beleza milagrosos! Então, um quadro chamado “desmistificando” seria a nossa cara, não é? ;-) Eu queria mesmo colocar um título bem sensacionalista neste artigo, do tipo “Beba muita água e morra” ou então “Água em excesso pode até matar”, mas sou contra esse tipo de abordagem exagerada até quando o assunto é “formol” imagina se iria fazer isso com a água.

agua demais faz malAlém disso, essa é uma informação tão antiga que não sei como eu ainda leio comentários aqui no PB sobre essa história de beber não sei quantos mil litros de água por dia. Mesmo assim, vou isso esclarecer um pouco.

Se há uma coisa que me irrita nesse processo altamente veloz de proliferação de conteúdo  na internet é quando esse conteúdo é história pra boi dormir do tempo da avó.  É cada coisa! Tipo o conto de fadas de que coca-cola mata e que é uma BOMBA de sódio (como se o caldo de galinha da sua sopa não fosse uma bomba maior ainda) ou que escova de ácido glioxílico com carbocisteína é natural e melhor que formol (como se ácido glioxílico não fosse, como o formol, um aldeído)!

Mas essa conversa de coca-cola merece um post especial, com muita explicação detalhada e científica do jeito que as leitoras do PB gostam! Certo?

Hoje vou falar sobre água! Vira e mexe eu posto alguma coisa sobre saúde e lá vem uma chuva de comentários: beba muita água! Água é o segredo! Beba 3 litros de água! Água! Água! ÁGUA! AFFFF Só falta me afogar.

A primeira vez que li sobre isso foi em um dos livros do Anthony Robbins, há 15 anos. Ele é um escritor e palestrante motivacional e seus livros são ótimos para aprender a viver. Sem essa de que é brega ler livros de autoajuda. Deixem de preconceito e vivam melhor.

O fato é que o autor comentava sobre beber água apenas quando o seu organismo pedisse, ou seja, quando sentisse sede. Para ele, a mente sabe exatamente a hora e a quantidade necessária! Além disso, as pessoas levam ao pé da letra essa coisa de beber 3 litros de água por dia e esquecem que há MUITA água nos alimentos que consumimos e destroem seus sistemas se  entupindo de água todos os dias.

O certo é que a quantidade de 2,7 litros para mulheres e 3,7 litros para homens é uma média furada e depende de muitas outras coisas. Essa quantidade depende SIM até do refrigerante que você ingere (e da quantidade de sódio que ele contém), além da quantidade e do tipo de alimento consumido ao longo do dia.  Essa quantidade ainda vai variar conforme a temperatura ambiente, tipo de atividade diária e se o indivíduo faz exercícios ou não.

“Quando um indivíduo bebe água demais, seus níveis de sódio ficam muito baixos e pode ocorrer tremor, confusão, perda da memória e até mesmo o coma. Isso é ainda agua puramais grave nos pacientes cardiopatas. Se você ingerir muita água e sentir o estômago pesado, notando um certo inchaço corporal, significa que você encharcou seu sistema. Água em excesso faz mal e pode levar à hiponatremia que é caracterizada pela falta de sódio no sangue e mata. Muita água provoca a diluição do sódio. É o mineral que mantém o equilíbrio dos fluidos corporais e ajuda a conduzir os impulsos elétricos para os músculos, inclusive o do coração. A falta de sódio pode deflagrar uma cascata de respostas neurológicas severas: dor de cabeça, desorientação e até parada respiratória”, segundo pesquisas.

Água demais não é bom nem antes, nem durante, nem depois do exercício, muito menos nos períodos de repouso. “É preferível tomar pequenas doses de líquido ao longo do dia a ingerir uma grande quantidade de uma vez”, diz Antônio Lancha Júnior, professor de nutrição da Universidade de São Paulo.

Portanto, meninas, façam como o Tonny Robbins explica em seus livros: beba água quando sentir sede. Confie no seu corpo. Parem com essa história de que beber MUITA água é solução pra tudo que não é bem assim. Mais uma vez: equilíbrio!

O artigo Desmistificando: Beber Muita Água Faz Bem? foi originalmente publicado em http://www.produtosdebeleza.com/desmistificando-beber-muita-agua-faz-bem.html

Deixe uma resposta