Descubra qual é o seu tipo de pisada e acelere o passo para correr – em Clube da Corrida

Texto: Liana Pires



pise-fundo-descubra-qual-seu-tipo-de-pisada-e-escolha-o-tênis-correto

Para a prática do esporte com segurança é imprescindível saber
qual é o seu tipo de pisada
Foto: Caio Mello 

Para muitas mulheres, começo de ano é tempo de se preparar para novos desafios. E um deles pode muito bem ser completar uma prova de 5, 10 ou 15 quilômetros. Porém, participar desse tipo de competição significa se preocupar não só com o fôlego ou a roupa, mas também com o calçado mais adequado à necessidade do seu corpo. Para fazer isso, é fundamental conhecer seu tipo de pisada. Ele é determinado pelas características anatômicas de cada pessoa, como o tipo dos pés, o equilíbrio muscular e o ângulo formado entre o quadril e os joelhos — e só depois de descobrir em qual categoria você se encaixa é que vem a parte das compras“A escolha do tênis certo previne a sobrecarga sobre as articulações e o desgaste da coluna”, alerta Maurício Póvoa Barbosa, ortopedista da Clínica Orthobone (SP). Ou seja, correr com segurança evita lesões e melhora o desempenho.

Clique em: Invista na escolha do tênis correto e corra sem preocupações, para ficar por dentro dos cuidados para prática do esporte.


Qual é a sua?

Muitas lojas de esporte oferecem testes rápidoscapazes de solucionar o mistério da pisada, mas o ideal é procurar uma clínica especializada. “Geralmente é feita uma avaliação postural estática e uma dinâmica. O exame mais comum se chama baropodometria e fornece detalhes a respeito da descarga de peso sobre as pernas”, conta Milena Dutra, especialista em fisioterapia musculoesquelética da Universidade Gama Filho (RJ). As técnicas envolvem análises do centro de gravidade, da postura e do equilíbrio. Os profissionais ainda observam a movimentação dos pés, joelhos quadril. “O histórico de lesões, como hérnias de discos canelites, também é levado em conta, pois pode modificar a indicação do calçado”, afirma Viviane Frasson, proprietária da clínica de posturologia Solla (RJ).

Um é pouco, dois é bom, três é demais

Marco Antonio Ambrósio, ortopedista e traumatologista do Hospital Samaritano (SP), diz que não há uma maneira correta de pisar, mas explica que existem três vertentes.

O artigo Descubra qual é o seu tipo de pisada e acelere o passo para correr – em Clube da Corrida
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/clube-da-corrida/descubra-qual-e-o-seu-tipo-de-pisada-e-acelere-o-passo-para-correr/3472

Deixe uma resposta