Descubra por que alguns alimentos dão azia? – em Pergunte ao especialista

Você costuma sofrer com a sensação de queimação após comer determinado alimento? Descubra por que alguns deles dão azia e evite esta incômodo!

*Por Eduardo Magalhães



Veja quais alimentos estão associados à azia

Foto Shutterstock

Por que alguns alimentos dão azia?

Essa sensação de queimação tem a ver com o pH do aparelho digestivo.  Nosso estômago tende a ser ácido e o intestino mais alcalino, e o alimento que consumimos passa de uma parte à outra no seu devido tempo através de um “portão” chamado piloro. Quando o piloro não abre como deveria, faz com que o alimento fique mais tempo no estômago, e assim, o ácido gástrico reflui para o esôfago, causando essa sensação ruim. Já ouviu aquele ditado “o que é doce à boca é amargo à digestão”? Açúcar, grãos refinados e amido geralmente estão associados à azia, além de frituras, refrigerante, café e situações em que se come demais.

*Eduardo Magalhães é nutrólogo e especialista em Medicina Preventiva e Integrativa. Todo mês, ele responde perguntas das leitoras em sua coluna. 

Mande suas dúvidas para perguntedrsaude@escala.com.br !

Quer conferir mais dicas sobre saúde? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!

O artigo Descubra por que alguns alimentos dão azia? – em Pergunte ao especialista
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/pergunte-ao-especialista/descubra-por-que-alguns-alimentos-dao-azia/11137

Deixe uma resposta