Deixar de fazer lanches intermediários aumenta a barriga, diz estudo

Veja a matéria completa sobre Deixar de fazer lanches intermediários aumenta a barriga, diz estudo e fique por dentro de como cuidar da sua saúde.

Deixar de fazer os lanches intermediários entre as refeições principais provoca uma série de erros mebatólicos que levam a um aumento de peso localizado no abdômen. Em suma, essa atitude leva ao aumento da barriga. É o que diz uma pesquisa da Universidade Ohio, publicada em um periódico americano Journal of Nutritional Biochemistry

Getty Images


Os pesquisadores fizeram os experimentos em ratos, dando apenas uma única refeição por dia, de modo que eles jejuassem pelo resto do tempo e, em um outro grupo de ratos, usados como grupo de controle, aplicaram a técnica contrária, deixando-os com acesso livre à comida. 

Os resultados mostraram que os ratos que foram orientados a seguir por três dias uma dieta restrita, com uma única refeição com metade das calorias normalmente ingeridas diariamente, perderam peso em relação ao grupo de controle, mas recuperaram esse peso pouco a pouco depois do sexto dia, quando as calorias normais de uma dieta voltaram a ser fornecidas.

>> Conheça alimentos que ajudam a perder a barriga:

O azeite ajuda na diminuição da gordura abdominal, por promover maior oxidação dos ácidos graxos (“gordurinhas”). Foto: Getty ImagesO chá verde é diurético e ajuda na digestão e na queima de gordura. Foto: Thinkstock/Getty ImagesO limão é termogênico e ajuda a quebrar o acúmulo de gordura. Foto: Getty ImagesA linhaça acelera o metabolismo, substitui o pão e ajuda a murchar a barriga. Foto: Getty ImagesApesar de calóricas, as castanhas têm gorduras boas que ajudam a perder a barriga. Foto: Getty ImagesA gordura do coco, além de não fazer mal ao coração, ela pode substituir a manteiga. Acelera o metabolismo e facilita a digestão. Foto: Getty Imagespimenta-vermelha é avaliada como inibidora de apetite e acelera a queima de gordura. Foto: Getty ImagesO morango é antioxidante, rico em fibras, facilita a digestão e tem ácido elágico, que desfavorece o acúmulo de gordura. Foto: Getty ImagesA melancia é uma fruta rica em água, ajuda na sensação de saciedade e na digestão. Foto: Getty ImagesO gengibre é desintoxicante, alivia o estresse, facilita a queima de gordura e o emagrecimento. Foto: Getty ImagesA aveia ajuda no funcionamento do intestino e diminui a sensação de abdome estufado. Foto: Getty ImagesO agrião é de fácil digestão e rico em fibras. Foto: Getty ImagesO abacaxi auxilia na eliminação de toxinas e na retenção hídrica, diminuindo o inchaço abdominal. Foto: Getty ImagesO abacate também faz parte do time da gordura do bem e ajuda na quebra das gordurinhas do mal. Foto: Getty Images

A gordura localizada no abdômen, que é o equivalente à barriga nos humanos, aumentou mais nos ratos com uma dieta restrita do que naqueles que eram livres para petiscar o dia inteiro. O excesso desse tipo de gordura é associado à resistência à insulina e ao risco de desenvolver diabete tipo 2, além de problemas cardíacos. 

“Isso corrobora a ideia de que os pequenos lanches durantes o dia possam ser úteis para a perda de peso, mesmo se isso não for tão prático para muitas pessoas”, disse Martha Belury, professora de nutrição humana da Universidade do Estado de Ohio e autora do estudo.

“Se a intenção é diminuir as calorias, é melhor não pular os lanchinhos, porque isso provoca uma grande flutuação de insulina e glicose no organismo e pode  se traduzir em um ganho de peso, em vez da perda”. 

Leia mais notícias de saúde

O artigo Deixar de fazer lanches intermediários aumenta a barriga, diz estudo foi originalmente publicado em http://ig.saude.feedsportal.com/c/33518/f/637141/s/46b2238d/sc/19/l/0Lsaude0Big0N0Bbr0Calimentacao0Ebemestar0C20A150E0A50E270Cdeixar0Ede0Efazer0Elanches0Eintermediarios0Eaumenta0Ea0Ebarriga0Ediz0Eestudo0Bhtml/story01.htm

Deixe uma resposta