Cuidados certos com a calcinha evitam problemas na região íntima – em Mulher de Corpo

A higienização errada da calcinha pode resultar em problemas crônicos na região íntima. Confira dicas para cuidar da peça e manter a saúde em dia!

Por Carol Salles | Foto Shutterstock | Adaptação Ana Paula Ferreira

Parceira diária das mulheres, a calcinha merece cuidados especiais. “Problemas crônicos como alergias de contato, que também provocam coceiras, dor na relação sexual e aquele corrimento branco aumentado podem ser todos causados pela higienização errada dessa peça”, avisa Mariana Maldonado, ginecologista e terapeuta sexual, do Rio de Janeiro (RJ), que a seguir dá dicas simples e muito úteis para cuidar sempre com carinho da lingerie.

1. Jamais lave na máquina. O sabão em pó e o amaciante possuem substâncias químicas, que podem causar alergia e candidíase. Esfregue-as delicadamente com a mão, sabão neutro e água fria. Coloque-as para secar em um lugar arejado (nunca no banheiro).

2. A peça que acabou de chegar da loja deve sempre ser lavada antes do primeiro uso.


3. Reserve peças menores, mais apertadas ou do tipo fio dental, para ocasiões especiais. No dia a dia, prefira as maiores, com tecidos confortáveis.

4. Furou, rasgou, perdeu o elástico?  É hora de jogar fora, já que ela não vai cumprir sua função de proteger contra sujeiras e contato com o exterior.

5. Durma sem calcinha. Isso mesmo: aproveite as horas de sono para deixar essa área íntima arejada, sem nada que a abafe.  Se não conseguir, um pijaminha leve de algodão basta como proteção.

Quer saber mais sobre saúde da mulher? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!

O artigo Cuidados certos com a calcinha evitam problemas na região íntima – em Mulher de Corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/mulher-de-corpo/cuidados-certos-com-a-calcinha-evitam-problemas-na-regiao-intima/11678

Deixe uma resposta