Cross Combat Box: nova moda para perder as gordurinhas indesej?veis – em Treino na academia

Este é o nome da nova modalidade criada para o condicionamento de praticantes de luta, mas que está conquistando as mulheres graças aos resultados

Texto Karine César | Foto: Shutterstock | Adaptação web: Estela Lopes

Começar a treinar é fácil. Difícil é se manter focada e motivada. Estima-se que 80% das pessoas já passaram por uma sala de musculação em algum momento da vida, mas poucas aderiram à prática por muito tempo. Com a necessidade de treinos mais curtos e efetivos para atrair o público novamente às academias, surgiram os circuitos com exercícios que recrutavam um número maior de músculos em um tempo menor de execução. Então, você tinha os mesmos ganhos de uma atividade comum a hora de duração em 30 minutos. Não foi à toa que aulas como o treinamento funcional e o crossfit fizeram — e ainda fazem — tanto sucesso.

Para aumentar a oferta no mundo fitness, chegou o Cross Combat Box, que alia exercícios funcionais e do crossfit aos movimentos de artes marciais.

MODALIDADE REPAGINADAO
Cross Combat é um programa de treinamento criado para a preparação de lutadoras. Baseado nos movimentos de artes marciais, a praticante, além de fortalecer os músculos para o embate, aprimora os movimentos exigidos durante as competições. O projeto das academias Team Nogueira, no entanto, ganhou novos acessórios, como barras olímpicas,anilhas, kettlebel, wall ball, ente outros,e passou a se chamar Cross Combat Box.

Ele também começou a ser praticado por outras pessoas que estavam de olho nos benefícios que a atividade oferece: um programa de alta intensidade, que melhora o condicionamento físico e ajuda a perder peso. “É um treinamentomuito eficaz e dinâmico, que pode ser adaptadoa qualquer pessoa, independentemente da idade e do nível físico. Os novos exercícios e equipamentos tornam a aula mais intensa e as alunas, motivadas”, garante Karen Ferro, sóciada academia Team Nogueira Cachambi, do Rio de Janeiro (RJ).

ENTRE NESSA
Quem coloca a atividade na rotina aumenta não só a coordenação, o equilíbrio, a potência e a explosão, mas também a queima calórica.“Como a aula proporciona uma oscilação da frequência cardíaca, o gasto energético é maior. Além disso, o metabolismo fica acelerado por até 24 horas depois do término dotreino”, explica Thiago Cardoso, treinadordo Cross Combat Box na Team Nogueira Cachambi,do Rio de Janeiro (RJ).

Outro ponto positivo é o trabalho intenso do CORE (centrode gravidade do corpo) durante os movimentos executados na aula. Como consequência,a região do abdome fica fortalecida e ganha um desenho mais bonito. Basta ver a barriga das lutadoras para conferir o resultado. A aula com uma hora de duração é dividida em três etapas. Em cada uma, o professor se baseia nas frequências cardíacas.
Na verde, a intensidade fica entre baixa e moderada — 60% a 75% da FCM (Frequência Cardíaca Máxima). Na amarela, a intensidade é de moderada a alta —variando de 70% a 85% da FCM. Na vermelha,a frequência é alta o tempo todo — entre 85% e 95%. Apesar do vigor, o professor diz que qualquerpessoa pode fazer. As contraindicaçõessão apenas para quem tem algum problemade saúde e que não possua liberação médica.

Quer saber mais sobre exercícios físicos? Assine nossa revista e a receba mensalmente.

O artigo Cross Combat Box: nova moda para perder as gordurinhas indesej?veis – em Treino na academia
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.com.br/fitness/fitness/treino-na-academia/cross-combat-box-nova-moda-para-perder-as-gordurinhas-indesejaveis/12580

Deixe uma resposta