Reportagem: Patrícia Affonso
Realização: Tomaz Souza Pinto



treino de jiu-jitsu de ligia mendes

Lígia Mendes tem 30 anos, 1,72 m de altura e 57 kg. Ela treina 

jiu-jítsu desde os 14 anos e já é faixa roxa, duas antes da preta

Foto: Caio Mello

Lígia Mendes é linda, feminina e delicada. Mas não se engane! Craque no jiu-jítsu, a assistente do programa Jogo dos Pontinhos, do SBT, e do Missão Impossível, da rádio Jovem Pan, encara qualquer marmanjo que a desafie na luta. Além de ótimas noções de defesa pessoal, a técnica garantiu à moça um corpaço de causar inveja.

Falta de estímulo nunca foi problema para Lígia. Em sua casa, a atividade física era algo sagrado. Quando completou 14 anos, a morena começou a ouvir da mãe que estava na hora de se juntar à turma. O período coincidiu com a inauguração da primeira academia de jiu-jítsu de Belo Horizonte (MG), sua cidade natal.

Era a oportunidade perfeita para o nascimento de uma paixão que perdura até hoje. “Confesso que não foi a modalidade em si que me chamou a atenção logo de cara. Fiquei atraída mesmo pela quantidade de gatinhos que faziam as aulas”, conta, sorrindo.


Com o passar do tempo, a afinidade com a arte marcial ganhou força. “Eu ia direto da escola e passava a tarde toda treinando. Fazia várias aulas seguidas e amava”, diz ela, que já é faixa roxa (duas antes da preta). Além do físico, o jiu-jítsu trabalha a mente. Foco e estratégia são fundamentais à praticante.

Para quem pensa em se inspirar nos passos da morena, ela garante: vale muito a pena! “É uma atividade completa, trabalha a parte muscular, a força, o condicionamento, a flexibilidade e a concentração. Não é simplesmente chegar e sair lutando. Existe toda uma preparação antes e é isso que desenha as curvas“, revela. Confira a seguir alguns dos ensinamentos passados nas aulas e ateste como a garota manda bem!

*Produção de moda: Fernanda Kazalla/ Cabelo e make: Paulo Renso (Agência First)/ Ela usa: quimono Dragão Brasil/ Agradecimentos a Marcelo Gheler, professor de jiu-jítsu da Academia Competition, que acompanhou as fotos