Contato com a natureza ajuda a aliviar estresse e ansiedade, indica estudo – em Mulher de Corpo

O contato direto com a natureza, seu frescor e cheiros próprios das plantas, flores e madeiras oferece vários benefícios à saúde. Saiba mais sobre a pesquisa

Por Isabela Leal | Foto Shutterstock | Adaptação Ana Paula Ferreira



Os benefícios do contato com a natureza duraram até sete dias no organismo

das pessoas estudadas / Foto Shutterstock

Sabe aquela sensação boa de que os problemas parecem menores e de que a vida é, sim, leve, quando estamos em contato direto com a natureza e seu silêncio? Então, é a mais pura verdade. E comprovado cientificamente por pesquisadores da Universidade de Chiba, no Japão — país onde o hábito é um dos pilares da medicina preventiva, como forma de frear ou inibir o desenvolvimento de doenças e outros males. “O ar realmente puro, rico em oxigênio, é imediatamente perceptível para quem o inspira, e gera uma sensação de bem-estar e relaxamento. O contato direto com a natureza, seu frescor e cheiros próprios das plantas, flores e madeiras permite a desaceleração do estresse causado pela ansiedade, típica da vida moderna”, justifica Dieter Brepohl, estudioso de teologia e CEO do Centro de Medicina Integrativa e Bem-Estar do SPA Lapinha, em Lapa (PR). 


Imunidade lá em cima

“Estudos recentes mostram um aumento considerável de células do sistema imunológico de quem convive com a natureza”, conta Karlla Patrícia Silva, doutora em biologia, de Clermont-Ferrand (França). Ela diz ainda que cientistas japoneses comprovaram que uma caminhada de duas horas em ambiente de floresta aumenta a síntese de proteínas anticâncer, sugerindo seu efeito preventivo sobre diversos tipos de cânceres, além da importante diminuição dos níveis de cortisol, o hormônio do estresse. “Os benefícios duraram até sete dias no organismo das pessoas estudadas. Isso significa que uma caminhada na mata pode nos deixar revigorados por uma semana”, destaca a bióloga.

Nos centros urbanos 

Dieter Brepohl cita uma publicação, de 2017, do International Journal of Environment and Public Health (“Revista Internacional de Meio Ambiente e Saúde Pública”), que deixa claro a associação de alguns benefícios para a saúde com a exposição à natureza, para quem vive em ambientes urbanos. “O artigo sugere que usufruir desse contato algumas vezes por semana, ainda que seja por curto período de tempo, produz uma resposta de diminuição do nível de depressão”, diz o terapeuta. Para quem está na cidade, vale uma caminhada por trilhas (não muito distantes), um momento relax em praças com muitas árvores, um período de silêncio em um jardim cheio de plantas e flores, um passeio por áreas rurais, com bastante mata, e por aí vai. 

Quer saber mais sobre saúde? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!

O artigo Contato com a natureza ajuda a aliviar estresse e ansiedade, indica estudo – em Mulher de Corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/mulher-de-corpo/contato-com-a-natureza-ajuda-a-aliviar-estresse-e-ansiedade-indica-estudo/11643

Deixe uma resposta