Contar calorias nem sempre ajuda a emagrecer. Entenda! – em Nutrição

Emagrecimento envolve muito mais do que apenas um número impresso na embalagem do produto. Saiba mais!

Por Caroline Randmer | Adaptação Ana Paula Ferreira



 Fique atenta: 500 calorias de peixe não é a mesma coisa

que 500 calorias de chocolate / Foto Shutterstock

A ideia de controlar a ingestão de calorias para perder peso é uma das mais difundidas do mundo da nutrição. Acontece que a medida não deve ser levada tão à risca, afinal, emagrecimento envolve muito mais do que apenas um número impresso na embalagem do produto. “O organismo não funciona à base de cálculos matemáticos puros. Existem inúmeras variáveis que influenciam esse processo, como a ação hormonal, os fatores genéticos e as reações químicas de cada pessoa”, explica Lúcia Flávia Carpilovsky, endocrinologista do Hospital Adventista Silvestre, no Rio de Janeiro (RJ).

Para se ter uma ideia, ingerir 500 calorias de peixe não é a mesma coisa que ingerir 500 calorias de chocolate. Nosso corpo processa o consumo de alimentos diferentes de maneiras distintas. Isso significa que, apesar de estarmos ingerindo as mesmas 500 calorias em ambos os casos, quando se trata do chocolate, o corpo estoca uma cota a mais dessas danadas em forma de gordura, derrubando aquele antigo conceito fixo de que 3.500 calorias ingeridas além da necessidade diária equivaliam a um quilo a mais na balança. Então, para fugir dessa armadilha calórica, dê preferência para o alimento em si. “O importante é saber quais nutrientes você está ingerindo, mesmo que a tabela nutricional indique um número um pouco acima do que você estava esperando”, diz Lúcia Carpilovsky. Opte por itens orgânicos, integrais e carnes magras sempre que possível.

Quer saber mais sobre saúde e nutrição? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!

O artigo Contar calorias nem sempre ajuda a emagrecer. Entenda! – em Nutrição
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta/nutricao/contar-calorias-nem-sempre-ajuda-a-emagrecer-entenda/11577

Deixe uma resposta