Conheça os benefícios do feno-grego – em Nutrição

Aposte nessa planta medicinal para emagrecer, diminuir o colesterol (LDL), riscos de problemas cardiovasculares e muito mais. Confira!

Reportagem: Kelly Miyazato



conheça-os-benefícios-do-feno-grego

Aposte na especiaria que promete dar sabor e benefícios à sua saúde
Foto: Divulgação

O feno-grego tem origem indiana e paquistanesa, mais conhecido como alfarva ou alforva, vem sendo utilizado como especiaria ou planta medicinal, de acordo com Danila Zanoni, nutricionista do Hospital Rede D’Or São Luiz (SP). Segundo a especialista, possui diversas propriedades: “Dentre elas, é considerado  anticancerígeno, conforme estudos já comprovados. E a especiaria também atua como redutora  dos níveis de glicose para diabéticos e possui funções antioxidantes, que impedem os danos causados pelos radicais livres”, afirma.

Zanoni explica que se trata de uma planta digestiva, que está associada ao melhor funcionamento do sistema digestório e pode ser consumida com a finalidade da perda de peso, devido às suas funções laxativas, digestivas e inibidora de apetite; reduz o desconforto menstrual e minimiza os sintomas da menopausa; ativa a diminuição do nível de colesterol (LDL) e dos riscos de problemas cardiovasculares; controla diabetes tipo II e alivia a obstipação.

Para a Dra. Suzete Motta, médica com formação em medicina esportiva (SP) a planta medicinal pode ser usada nos tratamentos contra anemia ferropênica, anorexia, astenia, celulite, crianças que tenham dificuldades no desenvolvimento físico e psíquico, constituição física frágil, dispepsia hiposecretora, furúnculos, gastrite, inflamações e intestino preso. No caso do uso tópico, pode ser utilizado para tratar acne, faringite, blefaroconjuntivite, vulvovaginite, eczema, abscesso e furúnculo.

“As sementes da planta podem ser utilizadas de várias formas, moídas e diluídas no leite, ou por meio de infusão, chás, cápsulas, em cataplasmas quentes (aplicações) nas equimoses, inchaços e úlceras. Para uso externo, no caso da decocção, pode ser aplicado em forma de compressas, colutórios, gargarejos, lavagens ou irrigações vaginais, mas é válido lembrar que todas estas formas deverão ser indicadas e calculadas por um profissional” completa Motta.

Contraindicações

Segundo a Dra. Zanoni, o uso é contraindicado nos casos de gravidez, presença de diarreia e irritação na pele. “Também não é indicado durante a lactação e controle da glicemia de pacientes diabéticos insulino-dependentes, devido a redução da absorção de glucídios”, complementa Motta.

 

Agora que você já conhece os benefícios do feno-grego, a Dra. Danila Zanoni sugeriu uma receita prática para que você possa introduzi-lo em seu cardápio:

Filé de peixe branco com ervas e feno-grego

Ingredientes:
– 5 filés médios (120 g cada) de peixe branco
– 1 tomate grande cortado em fatias
– 1 cebola grande cortada em fatias
– Suco de 2 limões
– 2 colheres (chá) de sal
– 1 colher (chá) de manjerona
– 1 colher (chá) de tomilho
– 1 colher (chá) de manjericão
– 1 colher (chá) de alecrim
-1 colher (chá) de sálvia
-1 colher (chá) de feno-grego em pó

Modo de preparo

1- Misture todas as ervas com o sal e reserve.
2- Tempere os filés de peixe com o suco de limão e a mistura das ervas.
3- Forre uma fôrma com papel-manteiga, acomode as fatias de cebola, por cima, coloque as fatias de tomate e, por último, disponha os filés de peixe.
4- Feche o papel-manteiga, formando um papelote.
5- Deixe no forno preaquecido por aproximadamente 20 minutos a 180 °C ou até que fiquem cozidos.
6- Retire do forno e consuma ainda quente com as rodelas de tomate e cebola. 

Rendimento: 5 filés
Tempo de preparo: 40 minutos
Calorias: 175 kcal (cada filé de peixe branco com ervas e feno-grego)

O artigo Conheça os benefícios do feno-grego – em Nutrição
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta/nutricao/conheca-os-beneficios-do-fenogrego/3479

Deixe uma resposta