Conheça os benefícios de 5 tipos de feijão – em Nutrição

No geral, os feijões são ricos em ferro, proteínas (chave para a formação de músculo) e fibras, ou seja, auxiliam no emagrecimento. Saiba mais sobre as propriedades de cada tipo!

Por Redação | Adaptação Ana Paula Ferreira



Conheça as propriedades de cada feijão 

Foto Shutterstock

Sorte nossa de contar com o feijão nas refeições do dia a dia e, melhor, ter tantos tipos à disposição. No geral, eles são ricos em ferro, proteínas (chave para a formação de músculo) e fibras, ou seja, auxiliam no emagrecimento. Saiba mais sobre suas propriedades e modos de preparo e escute os especialistas: o ideal é incluir ao menos uma porção de feijão por dia no cardápio. 

Preto

A cor escura do grão diz bastante sobre seus benefícios: ele é rico em antocianinas, compostos antioxidantes que auxiliam na prevenção de câncer e doenças cardiovasculares. A boa dose de ferro também é motivo para colocá-lo com mais frequência no prato. Quer turbinar a concentração do mineral nas preparações? Cozinhe o feijão com folhas de espinafre ou beterraba, vegetais também abundantes em ferro.

Carioca

É o mais consumido pelos brasileiros. Apesar de conter tantos carboidratos quanto o arroz, o grão leva vantagem por causa das fibras, que permanecem mais tempo no estômago e aumentam a saciedade. Se quiser dar mais sabor ao caldo, experimente trocar metade da água do cozimento por um caldo de carne ou legumes – mas tem que ser natural, não vale o industrializado!

Branco

É ótimo para quem deseja perder peso porque retarda a absorção do açúcar pelo sangue. Vai bem na salada ou do modo tradicional, com caldo. Teste também este modo de preparo: cozinhe até ficar bem macio, passe no espremedor de batatas, adicione um pouco de leite e temperos e aproveite.

Fradinho

Quer uma salada com sabor de Nordeste? Refogue alho e cebola na manteiga, adicione o feijão já cozido e finalize com coentro picado. Ele é amigo da saúde não apenas por causa das proteínas, do ferro e dos minerais – presentes em todas as variedades de feijão. Um estudo brasileiro encontrou evidências de que essa é mais eficiente do que outras para reduzir o colesterol.

Azuki

Possui propriedades diuréticas e ajuda a regular a hipertensão e o nível de açúcar no sangue. Com ele, se faz o anko, tradicional doce japonês de feijão: cozinhe em bastante água até que os grãos fiquem bem macios. Amasse com um amassador de batatas até virar um purê e adicione açúcar na mesma proporção, mexendo sempre, até adquirir consistência parecida com a de brigadeiro.

Quer saber mais sobre nutrição? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!

O artigo Conheça os benefícios de 5 tipos de feijão – em Nutrição
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta/nutricao/conheca-os-beneficios-de-5-tipos-de-feijao/11179

Deixe uma resposta