Conheça os benefícios da tapioca – em Nutrição

A especiaria se tornou um dos pratos mais pedidos em todas as regiões do país, e além de ser saborosa também é nutritiva. Conheça os benefícios da tapioca

Texto Isadora Couto



Conheça os benefícios da tapioca

Foto: Divulgação

A tapioca, esta especiaria tradicionalmente comum no cardápio da região norte e nordeste, tem se tornado uma tendência em diversas regiões do país. De acordo com uma pesquisa realizada em 2012 pelo Ibope, 18% da população já consome tapioca 3 vezes por semana. O alimento é feito com a fécula da mandioca, é prático, com poucas calorias e não contém glúten. Seu principal componente é o carboidráto (amido). Uma das qualidades que faz a tapioca um alimento versátil e saboroso, é que ela por ser feita a base de polvilho e água, pode ser recheada com diversas opções, doces e salgadas, sendo assim um alimento além de prático, agradável para todos os gostos. 
Conversamos com duas nutricionistas para saber mais sobre essa especiaria que faz tanto sucesso: 

Quais os benefícios da tapioca para o organismo?

A tapioca é uma alimento natural e versátil (pode ser usada em receitas como: bolos, cuscuz, canapés, suflês, pães, substituindo a farinha de trigo refinada), livre de sódio, gorduras, conservantes, aditivos químicos. Além disso, por não conter GLÚTEN é uma ótima opção para substituição de pães em dietas com restrição deste nutriente (Como Celíacos ou alérgicos ao Glúten). Também é uma boa fonte de carboidratos de rápida e fácil absorção, tornando-a excelente fonte de energia para quem pratica atividade física ou no café da manhã para começar o dia.

 Existe algum limite de consumo desse alimento? 

Depende do caso. Pacientes que buscam perda de peso ou diabéticos, por exemplo, não deveriam consumir muita tapioca. Outras pessoas podem consumir, mas não recomendo uso diário pois há outras farinhas mais nutritivas no mercado, para serem usadas em uma panqueca, por exemplo.

Há alguma restrição para o consumo da tapioca?

Não desde que adequada para as características individuais de cada dieta. (Para Diabéticos por exemplo que precisam calcular a quantidade de carboidratos consumidas afim de evitar picos de insulina).

Tapioca engorda?

Sim, depende de vários fatores como: -recheio escolhido, -horário de consumo, -quantidade consumida.

Quantas calorias tem, em média, 1 tapioca (sem recheio)?

2 colheres (sopa) aproximadamente 30g (quantidade ideal para se fazer 1 porção), possui cerca de 65 calorias e 16 g de carboidratos.

Para as pessoas que malham e desejam ganhar massa, tem algum horário recomendado para comer tapioca?

Sim, antes do treino, combinada a uma proteína. Assim seria uma energia interessante para a pratica de atividades físicas.

*Agradecimentos: Dra. Fernanda Scheer e Dra. Luciana Galimberti, nutricionistas (SP).

O artigo Conheça os benefícios da tapioca – em Nutrição
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta/nutricao/conheca-os-beneficios-da-tapioca/8593

Deixe uma resposta