Conheça os benefícios da beterraba para quem treina – em Nutrição

As propriedades presentes na beterraba são excelentes aliados de quem treina. Conheça os benefícios e confira receitas de sucos funcionais

Texto Ana Paula Ferreira



O suco de beterraba oferece energia extra para quem corre

Foto Shutterstock

Há tempos os sucos funcionais se tornaram queridinhos de quem treina e mantém uma alimentação saudável. E não é para menos. Como já diz o próprio nome, os ingredientes usados nessas receitas possuem efeito funcional para o organismo, ou seja, oferecem benefícios ao corpo e à saúde. 

O suco de beterraba faz parte deste time. Você nunca deve ter imaginado, mas um copo dessa bebida pode te garantir energia extra para correr! “Estudos com atletas de ponta realizados na Inglaterra comprovou que esse suco de cor púrpura pode aumentar em média 16% a distância percorrida por nadadores ou corredores”, conta Flávia Cyfer, nutricionista funcional e Membro do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional. 

Isso acontece porque a beterraba possui abundantemente uma substância precursora de um vasodilatador muito eficiente no nosso corpo, o óxido nítrico. Essa substância dilata os nossos vasos e facilita a chegada de nutrientes, sangue e oxigênio em nossos músculos. 

Flávia orienta consumir 500 ml do suco antes de treinar, feito em uma centrífuga. Também existem versões à venda da bebida já pronta, mas nada mais barato e natural que fazer o seu próprio suco.

Cuidados com a saúde

Apesar de ser um alimento saudável e com muitos benefícios, algumas pessoas devem ficar atentar ao consumo. Como a beterraba possui a ação de vasodilatação, pessoas hipertensas que utilizam medicamentos para reduzir a pressão arterial devem ter cuidado para não potencializar o efeito do remédio. Uma vez que esse legume dilata vasos, a pressão cai. “O excesso pode também levar a formação de cálculos renais em indivíduos suscetíveis , pois possui oxalato em sua composição”, acrescenta Flávia. 

Portanto, nada de exageros, hein? O ideal é consultar um profissional que indicará a quantidade ideal para seu organismo.


Receitas

Abaixo, a nutricionista sugeriu duas receitas com beterraba: a primeira, combinada com outros ingredientes funcionais e a segunda, apenas do suco simples. 

Suco funcional de beterraba 

Calorias: 250kcal                       

Ingredientes:
– 2 beterrabas cortadas em quatro pedaços 
– 3 cenouras
– 1 limão
– 1 maçã
– 2cm de gengibre 
– 5 folhas de kale 
– 4 talos de aipo 

Modo de preparo: bata no liquidificador ou centrífuga 

Suco comum de beterraba

Calorias: 70kcal

Ingredientes:
– 2 ou 3 beterrabas cortadas em quatro pedaços
– ¼ de xícara de água 

Modo de preparo: misture no liquidificador 

O artigo Conheça os benefícios da beterraba para quem treina – em Nutrição
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta/nutricao/conheca-os-beneficios-da-beterraba-para-quem-treina/11202

Deixe uma resposta