Conheça os benefícios da acupuntura – em Mulher de Corpo


Reportagem: Camila Saipp



benefícios da acupuntura

A acupuntura pode ser utilizada tanto para tratar, quanto para prevenir algumas doenças
Foto: Felipe Lessa 

Se você é daquelas que odeia tomar remédios, vai amar essa matéria! Pensando em tratamentos de saúde que fossem eficazes e não trouxessem consequências ao indivíduo, chegamos à acupuntura. Ramo da medicina tradicional chinesa, o método consiste na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo visando diferentes efeitos terapêuticos.

De acordo com a dermatologista e acupunturista Miriam Sabino de Oliveira, o principal objetivo da acupuntura é promover um equilíbrio energético de todo o organismo, que resultará em benefícios globais para o mesmo. “Do ponto de vista da medicina oriental, aquilo que nós chamamos de doenças, seriam, na verdade, desequilíbrios energéticos, que se manifestariam através de sinais e sintomas como dores e alterações emocionais. Caso não ocorra a correção do distúrbio energético, esses sintomas podem se tornar crônicos e até acometer outros órgãos”, explica.

E como ocorrem esses desequilíbrios energéticos? “O distúrbio energético acaba ocorrendo com o próprio desgaste do dia a dia”, responde a doutora. Portanto, além de ser utilizada no tratamento das patologias, a acupuntura também é indicada para evitar que os sintomas venham a surgir. “O ideal é que sua utilização seja uma constante, pois seria necessário que as pessoas fizessem um acompanhamento com o acupunturista no intuito de evitar esse distúrbio energético ocasionado pelo desgaste e principal responsável pelo aparecimento das doenças”.

Ainda assim, é muito importante ressaltar que, em muitos casos, só a utilização da acupuntura não é suficiente para resolver os problemas. De acordo com o Dr. Alexandre Yoshizumi, médico e acupunturista da Clínica Médica Dr. Edson Yoshizumi, em algumas situações, é necessário realizar exames complementares para descartar a possibilidade de o paciente estar sofrendo de uma doença grave, que não poderia ser tratada apenas com a acupuntura: “O indivíduo pode procurar esse método de tratamento sempre quando apresentar qualquer sintoma clínico, porém, é importante que ele também procure um médico especialista para realizar o diagnóstico diferencial”, recomenda.

Realizados os procedimentos necessários, não hesite em optar por esse ramo da medicina oriental, já que diferentemente dos remédios, ele não apresenta contraindicação e os seus benefícios a longo prazo podem ser muito maiores. “O tratamento com acupuntura pode reduzir as doses ou até substituir os medicamentos tradicionais. Além disso, a acupuntura não produz efeitos colaterais e também é indicada para os pacientes que não toleram ou estão proibidos de utilizar medicamentos”, explica o especialista.

O artigo Conheça os benefícios da acupuntura – em Mulher de Corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/mulher-de-corpo/conheca-os-beneficios-da-acupuntura/3015

Deixe uma resposta