Conheça as diferenças entre as berries – em Nutrição

Nutricionista revela quais são as diferenças entre a cranberry, blueberry, goji berry e golden berry. Confira!

Por Nathália Henrique



Conheça as diferenças entre as Berries

Foto: Shutterstock

Atualmente, as berries são as frutas queridinhas das mulheres, pois além de contribuírem para uma vida saudável, elas ainda são grandes aliadas do processo de emagrecimento. Mas você conhece as diferenças entre a cranberry, blueberry, goji berry e golden berry? A nutricionista Paula Castilho, da Nação Verde revela os benefícios de cada uma das frutinhas. 


Cranberry

Rica em substâncias antioxidantes, a cranberry previne infecções urinarias, por possuir uma substância chamada de proantocianidina, que tem a capacidade de impedir que as bactérias se proliferem no revestimento mucoso, que é chamado de epitélio, previne o envelhecimento precoce, diminui os riscos de doenças cardiovasculares e o câncer. Com vitaminas como A, C e D, e ainda resveratrol, que faz com que os níveis de gordura no sangue sejam controlados, ela ainda possui propriedades que contribuem na produção de colágeno e no procedimento de emagrecimento. 100 gramas dessa fruta vermelha equivale à somente 46 calorias.  

Blueberry

O Blueberry não é apenas uma fruta saborosa, suas substâncias tem alto poder antioxidante que trabalham para neutralizar radicais livres que prejudicam o nosso sistema imunológico, além de combate o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças. Tem baixo índice glicêmico, contribuindo na regulação da glicemia (açúcar do sangue) e é uma excelente alternativa para pessoas que apresentam diabetes ou com intolerância à glicose. 

Goji Berry

O gojiberry é rico em aminoácidos, vitaminas, minerais, ácidos graxos insaturados, antioxidantes e polissacarídeos e possui baixo valor calórico. Cada 100 gramas, ou 1 xícara (chá) de goji seca contém 2.500 miligramas de vitamina C, uma quantidade 50 vezes maior que uma laranja, além da alta concentração de outras vitaminas, como B1, B2 e B6, cerca de 20 aminoácidos, potássio, selênio e cálcio. Como aumenta os níveis de vitamina C, o corpo passa a queimar gordura com mais facilidade, pois deixa o metabolismo acelerado e torra calorias. A frutinha contribui também para a fertilização, aumento do nível de energia, desempenho atlético, qualidade do sono e a capacidade de se concentrar em atividades.

Golden Berry

O Golden Berry é novidade que pode substituir a carne na alimentação. Rico em ferro, o alimento de origem vegetal é considerado um dos mais completos por suas propriedades nutricionais e é indicado principalmente para adeptos da dieta vegetariana, justamente por ser rico em proteínas. Em cada 100 gramas de Golden Berry, encontra-se 1,7mg de ferro, além da fruta ser livre de gorduras saturadas encontradas nas carnes de origem animal, que em excesso, aumentam as chances das doenças cardiovasculares. Outro benefício do Golden Berry é a tiamina, a riboflavina e a niacina que auxiliam no aceleramento do metabolismo e na maior queima calórica, principalmente para praticantes de atividade física

 

O artigo Conheça as diferenças entre as berries – em Nutrição
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta/nutricao/conheca-as-diferencas-entre-as-berries/6713

Deixe uma resposta