Conheça a substância que blinda a saúde, protege a pele e dá pique ao treino – em Mulher de Corpo

As antocianinas são as novas queridinhas da ciência para blindar a saúde e recuperar o corpo depois do treino – tudo isso ingerindo os alimentos certos

Texto Amanda Nicácio | Edição Cáren Nakashima | Adaptação Ana Paula de Araujo



Antocianinas diminuem cansaço pós-treino e blindam a saúde

Antocianinas diminuem cansaço pós-treino e blindam a saúde

Foto: Felipe Lessa (Abá MGT)

Já pensou em se prevenir de doenças como câncer, diabetes, Alzheimer, glaucoma, perda da função cognitiva, osteoporose, irritação e úlceras gástricas, dermatites, problemas cardiovasculares, inflamação pulmonar alérgica e obesidade (ufa!)? Isso tudo apenas ingerindo as frutas e verduras certas? Sim, os cientistas concluíram que alimentos ricos em antocianinas – substância responsável por dar o pigmento a flores, frutas e vegetais que possui altíssimo poder antioxidante e anti-inflamatório – podem ajudá-la!

Por ser, hoje, o antioxidante mais poderoso da natureza, o organismo fica blindado contra todas essas doenças degenerativas provocadas pela ação dos radicais livres. “Este forte efeito preventivo é decorrente da capacidade extraordinária que as antocianinas têm de neutralizar os radicais livres, que são os verdadeiros causadores dessas doenças. Elas atuam como neutralizador dos três tipos que atacam as células: oxigênio, carbonila e nitrogênio”, explica Maurício Pupo, farmacêutico especialista em cosmetologia e diretor de pesquisa e desenvolvimento (SP).


Onde encontrar?

“As antocianinas estão presentes em todos os alimentos naturais (frutas, verduras, legumes, cereais) que possuam coloração que vai do vermelho e roxo ao azul”, explica Maurício Pupo. Por isso, quando você for à feira procure abastecer-se de uva, cereja, morango, amora, maçã e, principalmente, mirtilo, pois é, disparada, a fruta com mais antocianina.

“Outra opção é ingerir as cascas das uvas roxas dos tipos lambrusco e ancellotta, ambas cultivadas na Itália. Elas possuem altíssimas concentrações de antocianinas porque funcionam como poderosos fotoprotetores. Ou seja, protegem a fruta da radiação solar”, explica Maurício Pupo. Já na seção de legumes e hortaliças, aposte em berinjela, beterraba e repolho roxo.

Como consumir?

Para aproveitar todos os benefícios da antocianina, os alimentos devem ser consumidos crus e frescos, pois o cozimento e o armazenamento destroem a substância e anulam rapidamente os seus efeitos poderosos. “Uma alternativa prática é ingerir a antocianina estabilizada em cápsulas, ideais para quem não consegue comer diariamente uma boa porção de frutas e legumes”, sugere Maurício Pupo. O consumo recomendado é de duas porções bem generosas de frutas ou legumes, diariamente, o que, em suplementação, equivale a duas doses diárias de 150 mg cada.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 318

O artigo Conheça a substância que blinda a saúde, protege a pele e dá pique ao treino – em Mulher de Corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/mulher-de-corpo/conheca-a-substancia-que-blinda-a-saude-protege-a-pele-e-da-pique-ao-treino/9139

Deixe uma resposta