Conheça a nova mamografia, mais eficaz e precisa – em Mulher de Corpo

A mamografia 3D captura diversas imagens da mama e demora menos tempo do que o método comum. Saiba mais sobre o novo exame

Texto Da Redação | Adaptação Ana Paula de Araujo



Nova mamografia 3D

Mamografia 3D é novidade para examinar as mamas

Foto: Danilo Borges

Foi criado recentemente um método mais eficaz para os exames da mama. A tomossíntese mamária digital, também conhecida como mamografia 3D, é um exame de raio X feito praticamente da mesma maneira que o comum, porém, com uma enorme diferença na análise.

“A grande limitação da mamografia comum é a sobreposição, afinal ela registra apenas uma imagem da mama completa, o que prejudica a visualização de mamas mais densas. Já a tomossíntese ‘fatia’ a mama em vários pedaços e captura de 15 a 30 imagens para serem selecionadas pelo especialista, o que expõe as lesões que ficavam escondidas porque estavam sobrepostas, aumentando as chances do diagnóstico certo”, explica Giselle Mello, gerente médica do laboratório Fleury Medicina e Saúde, especialista em saúde da mulher e mamografia e biópsias percutâneas (SP).

O incômodo do exame é semelhante ao método atual, pois aperta totalmente o seio, mas a duração é de apenas 15 minutos. Por ser uma tecnologia nova, o exame ainda possui uma dosagem elevada de radiação e está em processo de liberação da Anvisa, e também, por este motivo, é mais indicado para quem possui a mama mais densa e histórico familiar de doenças mamárias.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 319

O artigo Conheça a nova mamografia, mais eficaz e precisa – em Mulher de Corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/mulher-de-corpo/conheca-a-nova-mamografia-mais-eficaz-e-precisa/9194

Deixe uma resposta