Conheça a modalidade Ultra Trail – em Treino sob medida

Veja a história de uma praticante do esporte e inspire-se. Conheça a modalidade Ultra Trail

Texto Cáren Nakashima | Adaptação Isadora Couto



Conheça a modalidade Ultra Trail

Foto: Marcelo Maragni/ Red Bull Content Pool/ Divulgação

Fernanda Maciel, 35 anos, é a atual vice-campeã mundial de uma modalidade ainda não muito conhecida, o Ultra Trail (ultramaratona de montanha – 80 km!). Como a maioria das corredoras, ela começou nas provas de rua de 5 km. Se você se identifica com uma das afirmações a seguir, talvez tenha encontrado um novo esporte.

Corrida é autoconhecimento

“Aos 16 anos, correr era meu meio de transporte e descobri que quanto mais eu corria, mais eu me conhecia. A atividade fortaleceu meu espírito e me fez uma pessoa simples de alma. Ainda tenho muito que evoluir como pessoa e como corredora, mas aprendi a dar cada passo em seu devido lugar e tempo”, conta Fernanda.

O importante é seguir em frente 

A atleta começou nas provas de 5 km, no asfalto, até chegar à meia maratona.“Então passei a correr 21 km por trilhas e montanhas, até participar dos circuitos mundiais e correr nos locais mais difíceis do planeta, como o Everest ou a floresta Amazônica”, recorda. O processo deve ser feito devagar, com cabeça, coração e respeito aos próprios limites.

Autossuperação é uma delícia 

“Meus primeiros 80 km foram na Califórnia (EUA), em 2008. Fiquei apaixonada pela prova! Mesmo sem conseguir caminhar no dia seguinte pela dor nos quadríceps, fiquei muito feliz por ter dado o meu máximo e desfrutado de lindas paisagens e momentos únicos. Foi uma experiência incrível para uma brasileira, advogada, que vivia em São Paulo”, lembra.

Adrenalina e gratidão são combustíveis 

O esporte faz parte da vida de Fernanda Maciel desde a infância. Praticou ginástica olímpica, capoeira, jiu-jítsu, corrida de aventura, snowboard, mountain bike… “Hoje, agradeço pela vida que tenho na montanha, o apoio que tive da minha família quando decidi deixar de ser advogada para ser corredora e a todos que me motivam a enfrentar novos desafios”, diz.

 Você é a sua melhor companhia 

As primeiras provas de corrida em montanha (21 km e 42 km) aconteceram em 2006, na Nova Zelândia, e prepararam Fernanda para a primeira ultra, dois anos depois. “Quem deseja praticar deve respeitar o corpo, começar com provas de 10 km, até evoluir para os 42 km, e então passar às ultras de 50 km,80 km… Até chegar às provas de 100 milhas (160 km)”, ensina.“Gosto de longas distâncias porque é uma desculpa para ficar em contato com o meu ‘eu’, em silêncio, e com a natureza, observando meus pensamentos, meu corpo e minha fé”, finaliza.

Revista Corpo a Corpo | Ed.316

O artigo Conheça a modalidade Ultra Trail – em Treino sob medida
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/fitness/fitness/treino-sob-medida/conheca-a-modalidade-ultra-trail/8521

Deixe uma resposta