Conheça 6 razões para você não perder o treino de segunda-feira – em Treino sob medida

Deixe a preguiça na cama! Treinar na segundona faz toda a diferença em sua rotina. Aqui, você confere seis motivos para levantar da cama e mexer o corpinho

Texto Amanda Nicácio | Adaptação Ana Araujo



6 motivos para treinar na segunda-feira
Treinar em plena segunda-feira tem seus benefícios, sim!
Foto: Fausto Roim

Uma nova semana começou e você acordou com aqueeela preguiça de treinar? Deixe de moleza e vá treinar na segunda-feira já! Segundo um estudo publicado no American Journal of Preventative of Medicine (EUA), pessoas dão início a novas rotinas de exercícios mais na segunda-feira do que nos outros dias. Com a ajuda de Silvia Souza, professora e pesquisadora do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina (PR), desvendamos por que a segundona é tão importante para quem quer pegar firme na malhação:

1. Você vai querer fazer exercícios a semana toda. De acordo com o estudo, a ideia de “não quebrar a corrente” – ou seja, de se comprometer a manter a atividade ao longo da semana – é poderosíssima. Você se sentirá mais desafiada a levar o esforço adiante, acredite!

2. Você sorrirá mais. Aí vai um dado interessante da pesquisa: grande parte das pessoas que trabalham em escritórios não esboça um sorriso antes das 11 da manhã! Para fugir dessa estatística, aposte na segunda. “O exercício físico gera a liberação de endorfina, hormônio que melhora o humor”, explica Silvia.

3. Você ficará menos ansiosa. O dia está corrido e a lista de afazeres não para de crescer? Antes de começar qualquer coisa, faça 15 minutos de aeróbicos. Pesquisadores do Centro Médico de Southwestern, na Universidade do Texas (EUA), revelam que essa pequena atitude ajuda a reduzir a ansiedade e a deixa mais tranquila para fazer suas atividades, além de espantar as síndromes do pânico e a depressão.

4. Você terá mais autocontrole. Praticar atividades físicas é uma ótima maneira de conquistar mais disciplina em outros setores da sua vida – os mesmos 15 minutos aí de cima, por exemplo, podem ajudá-la a diminuir o vício em cigarro. “A malhação libera GABA, neurotransmissor que acalma o cérebro e ajuda a manter os impulsos sob controle”, afirma Silvia.

5. Você dormirá melhor. Exercícios de resistência ajudam a regular o ritmo circadiano, espécie de relógio interno do nosso corpo que controla o ciclo de sono. Comece a semana dormindo bem e você verá a diferença!

6. Você renderá mais no trabalho. Precisa apresentar um projeto importante nesta semana? Ir à academia pode ser o segredo para o sucesso. O treino tem a capacidade de aumentar os níveis de BNDF, que ajuda a construir células nervosas mais saudáveis, a melhorar a memória e a absorver novos conceitos.

Deixe a preguiça na cama! Treinar na segunda-feira faz toda a diferença em sua rotina. Aqui, você confere seis motivos para levantar da cama e mexer o corpinho


Uma nova semana começou e você acordou com aqueeela preguiça de treinar? Deixe de moleza e mexa-se já! Segundo um estudo publicado no American Journal of Preventative of Medicine (EUA), pessoas dão início a novas rotinas de exercícios mais na segunda-feira do que nos outros dias. Com a ajuda de Silvia Souza, professora e pesquisadora do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina (PR), desvendamos por que a segundona é tão importante para quem quer pegar firme na malhação:

1 Você vai querer fazer exercícios a semana toda. De acordo com o estudo, a ideia de “não quebrar a corrente” – ou seja, de se comprometer a manter a atividade ao longo da semana – é poderosíssima. Você se sentirá mais desafiada a levar o esforço adiante, acredite!
2 Você sorrirá mais. Aí vai um dado interessante da pesquisa: grande parte das pessoas que trabalham em escritórios não esboça um sorriso antes das 11 da manhã! Para fugir dessa estatística, aposte na segunda. “O exercício físico gera a liberação de endorfina, hormônio que melhora o humor”, explica Silvia.
3 Você ficará menos ansiosa. O dia está corrido e a lista de afazeres não para de crescer? Antes de começar qualquer coisa, faça 15 minutos de aeróbicos. Pesquisadores do Centro Médico de Southwestern, na Universidade do Texas (EUA), revelam que essa pequena atitude ajuda a reduzir a ansiedade e a deixa mais tranquila para fazer suas atividades, além de espantar as síndromes do pânico e a depressão.
4 Você terá mais autocontrole. Praticar atividades físicas é uma ótima maneira de conquistar mais disciplina em outros setores da sua vida – os mesmos 15 minutos aí de cima, por exemplo, podem ajudá-la a diminuir o vício em cigarro. “A malhação libera GABA, neurotransmissor que acalma o cérebro e ajuda a manter os impulsos sob controle”, afirma Silvia.
5 Você dormirá melhor. Exercícios de resistência ajudam a regular o ritmo circadiano, espécie de relógio interno do nosso corpo que controla o ciclo de sono. Comece a semana dormindo bem e você verá a diferença!
6 Você renderá mais no trabalho. Precisa apresentar um projeto importante nesta semana? Ir à academia pode ser o segredo para o sucesso. O treino tem a capacidade de aumentar os níveis de BNDF, que ajuda a construir células nervosas mais saudáveis, a melhorar a memória e a absorver novos conceitos.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 321

O artigo Conheça 6 razões para você não perder o treino de segunda-feira – em Treino sob medida
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/fitness/fitness/treino-sob-medida/conheca-6-razoes-para-voce-nao-perder-o-treino-de-segundafeira/9519

Deixe uma resposta