Conheça 6 opções para substituir a farinha de trigo – em Nutrição

Substitua a farinha de trigo por essas versões fit (algumas sem glúten) e deixe suas receitas mais nutritivas e você mais magrinha e saudável!

Texto Marcela Zanetti | Edição Helô Oliveira | Adaptação Ana Araujo



Opções para substituir a farinha de trigo

6 opções para substituir a farinha de trigo

Foto: Shutterstock

A nutricionista Carolina Berger, de São Paulo, indica as melhores opções para substituir a farinha de trigo disponíveis no mercado. Compare e escolha sua favorita:

Farinha de banana­verde (30 cal. por colher de sopa)

Atua como prebiótico, servindo de alimento para o cultivo de bactérias intestinais benéficas ao organismo. Por não conter glúten, pode ser consumida por celíacos numa boa. Combina com molhos, vitaminas, caldas e massas de bolo.

Farinha de amêndoa (80 cal. por colher de sopa)

Além de possuir baixo teor de gordura, é rica em proteínas, essenciais para os músculos, e em vitamina E, que impede a ação dos radicais livres no organismo. Sem glúten. Combina com doces e farofas.

Farinha de arroz integral (64 cal. por colher de sopa)

Muito utilizada para substituir a farinha de trigo no preparo de pães e bolos, contém muitas fibras, indispensáveis para uma boa digestão, e antioxidantes, que combatem o envelhecimento precoce. Combina com bolos, pães e tortas.

Farinha de chia (58 cal. por colher de sopa)

Repleta de proteínas de origem vegetal, melhora a função intestinal e é grande fonte de ômega 3, o que contribui para a saúde do coração e do cérebro. Combina com frutas, iogurtes e vitaminas.

>> Fritura na dieta: conheça a farinha para empanar que reduz a absorção de óleo

>> Farinha de berinjela: conheça seus benefícios e saiba como fazer em casa

Farinha de linhaça (74 cal. por colher de sopa)

Similar à de chia, tem como destaque a grande quantidade de fibras que auxiliam no controle dos níveis de açúcar no sangue e promovem saciedade. Combina com bolos, tortas, vitaminas e frutas.

Farinha de quinoa (15 cal. por colher de sopa)

A quinoa é um grão rico em proteínas e de alto valor biológico, o que significa que tem todos os aminoácidos essenciais ao organismo. Sua farinha ainda é fonte de ômegas 3 e 6, que auxiliam na redução dos níveis de colesterol.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 329

Assine já a CORPO e garanta 6 meses grátis de outro título

O artigo Conheça 6 opções para substituir a farinha de trigo – em Nutrição
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta/nutricao/conheca-6-opcoes-para-substituir-a-farinha-de-trigo/10385

Deixe uma resposta