Confira dicas e cuidados para evitar as viroses de verão – em Mulher de Corpo

Reportagem: Monique Zagari Garcia



virose-verao-dicas

Manter o corpo hidratado com água e sucos naturais é uma boa dica para prevenir as viroses

típicas do verão

Foto: Danilo Borges

Com o verão cada vez mais próximo, ficamos vulneráveis aos vírus que são experts em, muitas vezes, comprometer nossa saúde e acabar com os nossos dias ensolarados à beira do mar ou da piscina. Entre as doenças mais comuns na estação mais quente do ano está a temida virose gastrointestinal, originada por vírus que estão em constante mutação e são muito frequentes nessa época do ano. “Os vírus também têm suas preferências pelo clima. Os que se dão bem no verão, em geral, costumam atacar o aparelho gastrointestinal, como algumas espécies de enterovírus e rotavírus, especialista em provocar diarreias, dores abdominais e no corpo, febre, náusea e vômitos”, explica a clínica geral e endocrinologista Dra. Carolina Mantelli Borges, da Clínica de Especialidades Integrada (SP). 


No verão, as portas de entrada para o vírus em nosso corpo são abertas, muitas vezes, por alguns cuidados que não adotamos: “A principal forma de transmissão ocorre por meio de água e alimentos contaminados, além do contato com as mãos e objetos pessoais dos doentes. A concentração de pessoas em piscinas de clubes e ambientes fechados também são ótimas oportunidades para o vírus atacar”, afirma o Dr. José Ribamar Branco, infectologista do Hospital São Camilo (SP). Segundo o especialista, as viroses, em geral, começam com febre e dores no corpo; mas as viroses gastrointestinais são caracterizadas principalmente por vômitos, diarreias e dores abdominais

Para que os sintomas da virose passem bem longe do seu verão, a Dra. Carolina acredita que manter as mãos sempre limpas é fundamental. “Devemos sempre adotar o costume de lavar as mãos antes das refeições e ao longo do dia”, acrescenta o Dr. José. 

Manter a higiene dos alimentos também é fundamental. Os vegetais, como frutas e legumes, devem ser muito bem lavados em uma solução com água filtrada ou fervida e gotas de água sanitária. “Sempre tome muito cuidado com alimentos de origem desconhecida vendidos em ruas ou praias; um lanche natural não é sinônimo de ter sido feito com os cuidados higiênicos adequados”, ressalta a Dra. Carolina.

Sol, mar, calor, areia e dieta rica em gordura, por exemplo, são fatores que contribuem, quando em excesso, para um desgaste maior do organismo, abrindo as portas para os ataques de vírus. “É preciso manter o corpo sempre hidratado para se precaver contra a desidratação. Consuma muito suco de frutas e água de coco, além de água pura, principalmente nos dias muito quentes”, recomenda a Dra. Carolina. Ela também faz seu alerta sobre águas de torneira ou de bica das quais não se sabem a procedência: “É mais garantido consumir água mineral em garrafas ou copinhos lacrados”, acredita.

Outras dicas da especialista para evitar este mal são ter o sono em dia, praticar exercícios físicosmanter as vacinas em ordem (o que ajuda a evitar muitas doenças comuns nessa época do ano) e sempre estar atenta a possíveis febres (temperaturas muito altas ajudam na perda de líquidos pela pele). No caso de diarreias, consuma alimentos como goiaba e maçã, que diminuem o problema. Para diarreias intensas com risco de desidratação severa, o ideal é tomar soro. “É possível comprá-lo em farmácias ou fazê-lo em casa com 1 litro de água filtrada ou fervida, 1 colher (sopa) de açúcar, 1 colher (chá) de sal. Misture tudo e beba. O sabor deve ser parecido com o da lágrima, ou seja, nem doce nem salgado”, ensina a Dra. Carolina.

Segundo o Dr. José, ao perceber os sintomas da virose, deve-se manter uma hidratação adequada e alimentação leve. “Em caso de piora dos sintomas ou persistência dos mesmos por mais de cinco dicas, não deixe de procurar ajuda médica”, conclui. 

 

 

 

 

O artigo Confira dicas e cuidados para evitar as viroses de verão – em Mulher de Corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/mulher-de-corpo/confira-dicas-e-cuidados-para-evitar-as-viroses-de-verao/2978

Deixe uma resposta