Como recuperar seu cabelo em apenas um m?s – em Tratamentos

Cronograma capilar promete hidratar, nutrir e reconstruir os fios de suas madeixas em pouco tempo

Texto Isabela Leal | Foto: Danilo Borges / Escala Imagens | Adaptação web: Estela Lopes


Já pensou que maravilha poder recuperar a saúde e a beleza dos fios fragilizados em tempo recorde? Parece um sonho, mas não é. Com um planejamento de cuidados de hidratação, nutrição e reconstrução é possível reverter os danos. Mas é preciso ter disciplina e seguir uma rotina de tratamento em casa. Estamos falando do cronograma capilar. Pronta para conhecê-lo?



O que é essecronograma?

Uma rotina de cuidados que dura um mês, com o foco de repor os nutrientes necessários para que os fios fiquem saudáveis. É um planejamento de tratamentos que engloba trêsbenefícios: o de hidratar, devolvendo água para os fios; o de nutrir, ajudando-os a recuperarem a oleosidade e os nutrientes naturais perdidos; e o de reconstruir, quer estaura as proteínas e a queratina.

Quais são as situações mais indicadas para essetipo de tratamento?
Aquelas em que o cabelo chega a um quadro de fragilidade extrema pelouso excessivo de químicas (coloraçãoe progressiva), ferramentas decalor (babyliss, secador, chapinha),banhos muito quentes e exposição exagerada ao sol, cloro e sal,ficando super-ressecado, quebradiço, com frizz e sem vida.

Como posso saber qual éa carência do meu cabelo?
Alguns métodos ajudam a analisar como está a elasticidade e a textura do fio. Estique alguns fios comas duas mãos e observe. Eles não voltaram ao normal? Então precisam de reconstrução, pois perderam massa, queratina e proteínas. O toque ajuda nessa percepção também. Por exemplo, quando estão muito porosos, o sensorial não é nadamacio (isso acontece principalmente pelas químicas constantes),nesse caso também é necessário reconstrução. Os fios saudáveis —sem química e pouco expostos ao sol— necessitam apenas de hidratação,para recuperar a água perdida.Fazer o progama completo— com as três etapas —traz mais benefícios,mesmo que não haja recomendação? Se não forem necessários os três procedimentos, basta fazer um dos protocolos, com cuidados específicos para a carência em questão. Mas os fios perdem matéria diariamente com os desgastes naturais darotina, então, sem exageros esem uma frequência constante,vale se jogar em um cronograma de vez em quando, mesmo que aparentemente o cabelo esteja saudável e, claro, sem ultrapassaras quatro semanas de protocolo.

Cabelos sem problema aparente se tornam mais saudáveis e fortes com esse tipo de cuidados ou pode sobrecarregá-los?
Nestes casos, é necessárioa penas hidratações semanais.O cronograma não fará mal, mas pode deixar os fios pesados.

Alguma dica para turbinaros efeitos positivos?
Utilizar óleos ou leave-inscom proteção térmica e solar. Evitar uso de ferramentas térmicas. E não fazer procedimentos químicos decoloração ou alisamento nem se expor ao sol excessivo, cloro e sal durante o mês de cuidados.

Existe contraindicaçãodeste método decuidados para algum tipoou situação de cabelo? Não. O trio hidratação, nutrição e reconstrução é indicado para todos os tipos, desde que haja necessidade dos três benefícios. Em caso de dúvidas, consulte seu cabeleireiro para um diagnóstico personalizado.

Quer saber mais sobre beleza? Assine nossa revista e a receba mensalmente. 
Se você ainda não tem a CORPO deste mês, garanta agora a Revista Corpo a Corpo Ed. 351!

O artigo Como recuperar seu cabelo em apenas um m?s – em Tratamentos
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.com.br/cabelos/cabelo/tratamentos/como-recuperar-seu-cabelo-em-apenas-um-mes/12562

Deixe uma resposta