Como escolher o melhor exercício de acordo com o seu humor

Veja a matéria completa sobre Como escolher o melhor exercício de acordo com o seu humor e fique por dentro de como cuidar da sua saúde.

Fazer os mesmos exercícios quando se está triste, com raiva, estressado ou calmo pode resultar em rendimentos diferentes. Que tal, então, adaptar o exercício ao humor do dia? Quando é o nervoso que impera, talvez seja melhor praticar algo que descarregue toda a energia acumulada e, quando estiver triste, respeitar os limites do corpo e fazer exercícios que possam aumentar a liberação de endorfinas, para ajudar a sair do estado de melancolia. Veja a seguir dicas para encher de motivação a sua atividade física com qualquer humor:

Raiva: kickboxing, muay thai ou qualquer outro exercício do gênero são ideias para quando se está com raiva. Foto: Getty ImagesEstresse: ioga ou pilates são bons exercícios para esse estado de humor. Foto: Thinkstock PhotosFelicidade: não sabe como extravasar esse sentimento? Vá correr!. Foto: Getty ImagesTriste: quando estiver melancólico, o melhor exercício a se fazer é a natação. Foto: Getty ImagesAventureiro: pegue uma mochila, um tênis de trilha e vá fazer alguma ativdade outdoor. Foto: Thinkstock/Getty ImagesEmpolgado: kettlebell se mostra um dos melhores exercícios para esse humor. Foto: Edu Cesar

Raiva
Se estiver naquele dia em que tem vontade de chutar pedras na calçada, praticar um exercício que exija bastante do aparelho cardiorrespiratório é o ideal. Que tal fazer kickboxing, muay thai ou qualquer outra atividade em que conseguirá colocar toda a raiva para fora? Mas preste atenção quando o corpo disser que é hora de parar. Lesões por esforço além do normal nessas modalidades são comuns.

Estresse
A liberação excessiva dos hormônios cortisol e adrenalina configuram o estresse. Para o cérebro parar de mandar os sinais da liberação deles, a respiração profunda é um dos meios mais eficazes. Que tal fazer ioga ou pilates? Esses exercícios trazem muitos benefícios ao corpo e ajudam a controlar a respiração. É possível sair relaxado depois de apenas uma aula. De quebra, eles ajudam a dormir melhor.

Felicidade
Está feliz da vida e não sabe como extravasar esse lindo sentimento? Vá correr. Com a animação, a corrida será muito mais leve e gostosa. Além disso, a modalidade também aumenta a performance cerebral, ajuda a proteger o coração e combate aquela insônia que insiste em vir à noite. A adrenalina liberada na corrida e a endorfina proporcionada pelo exercício com certeza te darão um dia ainda mais feliz.

Leia também:
Veja se é recomendado praticar exercícios físicos em jejum
Musculação ou aeróbico: veja qual exercício é melhor para emagrecer

Aventureiro
Naquele dia em que uma corrida, ioga ou kickboxing não satisfará seus desejos, talvez seja hora de partir para algo realmente mais radical. Que tal uma escalada ou uma trilha no meio do mato? Coloque para fora o lado aventureiro, pegue a mochila e vá. Mas atenção aos equipamentos de segurança para qualquer tipo de prática outdoor. Em uma trilha, por exemplo, o ideal é que você use calçados que aderem melhor ao chão (tênis de corrida não é indicado). Outra dica: sempre vá com um guia que já conheça o local. Para as escaladas ao ar livre, é igualmente importante seguir as recomendações de um profissional experiente.

Tristeza
Se estiver triste, uma boa pedida é ir nadar. A água é relaxante e revigorante. Além disso, você terá tempo de colocar as ideias no lugar e poderá ficar sozinho com os próprios pensamentos. Por ser um exercício que também libera endorfinas, a probabilidade de sair menos triste da piscina é grande. Que tal tentar?

Empolgação
É o melhor humor para se exercitar. Isso significa que qualquer tipo de atividade física se encaixa em um dia como esse. Você pode usar essa motivação extra para novos desafios, como acampar ou fazer algum esporte em grupo. O Kettlebell, por exemplo, é um exercício que envolve aeróbica, trabalho muscular e coordenação motora, e pode ser feito na companhia de amigos.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SAÚDE

O artigo Como escolher o melhor exercício de acordo com o seu humor foi originalmente publicado em http://ig.saude.feedsportal.com/c/33518/f/637141/s/4865a25e/sc/24/l/0Lsaude0Big0N0Bbr0Cbemestar0C20A150E0A70E240Ccomo0Eescolher0Eo0Emelhor0Eexercicio0Ede0Eacordo0Ecom0Eo0Eseu0Ehumor0Bhtml/story01.htm

Deixe uma resposta