Como cuidar das cutículas para manter as unhas bonitas e saudáveis – em Esmalte

Vai fazer as unhas? Então antes de começar, conheça a recomendação da especialista e aprenda como cuidar das cutículas para manter as unhas bonitas e saudáveis

Por Kelly Miyazato



Como cuidar das cutículas para manter as unhas bonitas e saudáveis
Foto: Divulgação 

Sabemos que ter unhas bonitas e saudáveis é o objetivo de muitas mulheres, prova disso são os salões de beleza que estão sempre cheios. Mas, mais do que se preocupar com a estética, é preciso ficar de olho na saúde das unhas; isso também inclui a cutícula. Responsável por proteger as unhas, a cutícula gera vários questionamentos e não é raro encontrar homens e mulheres que não sabem o que se deve ou não fazer com a cutícula na hora da manicure. 


As dúvidas mais frequentes são de como cuidar das cutículas e se ela deve ser totalmente retirada. De acordo com Flávia Martelli, dermatologista e consultora da Netfarma, diz que não precisa ser tão radical para removê-las. “Desde que não seja tão violento ao ponto de machucar a cutícula, não há problema de se remover parte dela”, afirma.  

Flávia explica que a cutícula desempenha um papel importante, que é o de proteger as unhas de bactérias e fungos causadores de doenças. “O ideal é tentar não retirá-las profundamente, sem cutucá-las, esse hábito pode trazer prejuízos à matriz da unha, causar deformações e possíveis doenças, como micose”, revela a especialista.

“Mantenha sempre as cutículas hidratadas e retire o excesso de pele. Se preferir um método mais conservador, a fim de não entrar em contato com fungos e bactérias, empurre levemente a cutícula com o auxilio de hidratante e espátula.”, conclui. 

 

*Agradecimentos à e acordo com Flávia Martelli, dermatologista e consultora da Netfarma

O artigo Como cuidar das cutículas para manter as unhas bonitas e saudáveis – em Esmalte
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/beleza/beleza/esmalte/como-cuidar-das-cuticulas-para-manter-as-unhas-bonitas-e-saudaveis/6897

Deixe uma resposta