Cirurgia é a única opção para se livrar da dor provocada por joanete? – em Pergunte ao especialista

Por Kelly Miyazato



O uso do sapato errado e o carregamento de peso
extra podem agravar o estado dos joanetes
Foto: freeimages 

O joanete, também conhecido como hallux valgus, é uma deformidade dolorosa que se desenvolve na base do dedão do pé. De acordo com Caio Gonçalves de Souza, ortopedista Hospital das Clínicas de São Paulo, joanetes são causados quando o dedão do pé empurra os outros dedos do pé ou inclina-se em direção aos demais. Isto desloca os ossos da articulação, fazendo com que sobressaiam, parecendo haver um grande crescimento dos ossos nos pés.

Os joanetes podem se desenvolver devido a uma variedade de fatores. Algumas pessoas “herdam pés” que são mais suscetíveis devido à sua forma e estrutura: os famosos pés chatos, por exemplo. “Mas os joanetes podem ser agravados pelo uso do sapato errado ou pelo carregamento de peso extra, por períodos prolongados, de pé ou andando”, diz o médico.


Se a mudança de calçados e os tratamentos conservadores – massagens, alongamentos, talas e medicamentos – não ajudarem e a dor for grave, pode ser necessária uma cirurgia. “Como decidir? O ortopedista irá ajudá-la a classificar sua dor em uma escala de 0 a 10. Se a dor estiver nos níveis sete, oito, nove ou dez, o melhor tratamento é o cirúrgico. Se a escala de dor se situar entre um, dois, três ou quatro, é recomendável a tentativa do tratamento conservador. Isso porque a cirurgia implica em riscos de complicações e tem uma recuperação prolongada, por isso não é indicada para tratar o joanete puramente por razões estéticas”, explica.

“Há uma grande variedade de diferentes técnicas cirúrgicas que podem ser realizadas com o objetivo de realinhar a articulação e aliviar a dor do paciente, variando de raspar parte do osso até o realinhamento dos ossos com placas e parafusos. Dependendo da cirurgia, a recuperação completa pode levar meses e exige que o paciente não fique de pé. E, caso os antigos hábitos de usar calçados apertados continuem, a deformidade pode retornar mesmo depois da cirurgia”, conclui.

*Agradecimentos ao Caio Gonçalves de Souza – ortopedista Hospital das Clínicas de São Paulo. 

O artigo Cirurgia é a única opção para se livrar da dor provocada por joanete? – em Pergunte ao especialista
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/pergunte-ao-especialista/cirurgia-e-a-unica-opcao-para-se-livrar-da-dor-provocada-por-joanete/6790

Deixe uma resposta