Cientistas desenvolvem nanocápsula capaz de tratar infarto e AVC

Veja a matéria completa sobre Cientistas desenvolvem nanocápsula capaz de tratar infarto e AVC e fique por dentro de como cuidar da sua saúde.

A nanocápsula carregada com medicamento é coberta com anticorpo que mira células que formam os êmbolos

Getty Images

Pesquisadores australianos recorreram à nanotecnologia para criar um tratamento inovador para ataques cardíacos e AVC criando uma nanocápsula capaz de atingir o êmbolo e dissolvê-lo.

A nanocápsula, desenvolvida por cientistas da Universidade de Melbourne e do Instituto do Coração e Diabetes Baker, foi “armada” com o medicamento poli 2-oxazolina, que ataca a trombina, substância presente no sangue que causa o coágulo e, consequentemente, os êmbolos. 

>> VEJA AQUI: 10 sinais de que você pode estar sofrendo um AVC

“A nanocápsula carregada com o medicamento é coberta com um anticorpo que mira especificamente as plaquetas ativadas, as células que formam os êmbolos”, disse o responsável pela pesquisa, o especialista em biotecnologia vascular Christoph Hagemeyer, à revista Advanced Material. 

Uma vez individualizada a localização do êmbolo, a trombina abre a camada externa da nanocápsula, liberando o fármaco. “De fato, pegamos o controle do sistema de coagulação para ativar a remoção do bloco no vaso sanguíneo”, diz. 

A nova abordagem oferece uma “diferença revolucionária” entre os tratamentos contra os êmbolos e o que será possível fazer no futuro, explica o cientista. 

>> LEIA TAMBÉM: Dez sinais de que você pode estar sofrendo um infarto

“Um tal tratamento que salva vidas poderá ser administrado por paramédicos sem a necessidade de instações especializadas, como acontece atualmente. É, além disso, uma alternativa com menores efeitos colaterais do que os métodos usados até agora nas emergências”, diz Hagemeyer.

De acordo com o pesquisador, os paramédicos poderão administrar a nanocápsula por via endovenosa em situações emergenciais. “Ela poderá ser administrada imediatamente na ambulância, ganhando um tempo precioso para restabelecer o fluxo sanguíneo aos órgãos críticos”, ressalta. 

LEIA OUTRAS NOTÍCIAS DE SAÚDE

O artigo Cientistas desenvolvem nanocápsula capaz de tratar infarto e AVC foi originalmente publicado em http://ig.saude.feedsportal.com/c/33518/f/637141/s/48d01169/sc/27/l/0Lsaude0Big0N0Bbr0Cminhasaude0C20A150E0A80E0A80Ccientistas0Edesenvolvem0Enanocapsula0Ecapaz0Ede0Etratar0Einfarto0Ee0Eavc0Bhtml/story01.htm

Deixe uma resposta