Chás da beleza: descubra qual erva é ideal para cada tipo de problema – em Cuidados com o rosto

A receita de beleza da vovó não é garantida por pesquisas científicas, mas especialistas que seguem uma linha naturalista afirmam que a infusão de ervas é capaz de entregar uma tez mais saudável e bonita. Confira qual chá pode ajudar cada tipo de problema de beleza!

Por Juliana Vaz | Adaptação Ana Paula Ferreira



Os chás possuem propriedades terapeuticas, que podem

auxiliar a beleza e bem-estar

Foto Shutterstock

Os chás são pra lá de versáteis: aquecem nos dias frios, mas também podem refrescar no calor, quando adicionamos gelo, além de conter propriedades terapêuticas para a saúde e bem-estar do organismo, que aliviam o estresse e dão energia extra para quem não curte um café.  

Aquela receita da vovó que ensina a fazer compressas sobre a pele para diminuir as olheiras não é garantida por pesquisas científicas, mas especialistas que seguem uma linha naturalista afirmam que a infusão de ervas é capaz de entregar uma tez mais saudável e bonita — indo além dos inchaços abaixo dos olhos. Veja qual chá é ideal de acordo com o seu tipo de problema.

Chá branco: rejuvenescedor

É rico em polifenóis que protegem as células da ação dos radicais livres.  A colheita antecipada em relação ao verde confere sabor mais suave e menos cafeína, porém, os mesmos nutrientes. “Contém vitaminas K,  B1 e B12; manganês e potássio, que contribuem com a ação antioxidante para o retardo do envelhecimento da pele”, diz Andreia Guarnieri, nutróloga,  de São Paulo (SP). “Para prevenir manchas, rugas e flacidez, molhe o algodão no chá frio e aplique no rosto em compressas. Para desintoxicar a pele, repita três vezes por semana”,  ensina Roseli Siqueira, esteticista e cosmetóloga, de São Paulo (SP).

Chá-verde: reduz a inflamação 

Também combate o envelhecimento da pele e favorece a circulação e a oxigenação interna. “O fi tonutriente da família dos polifenóis mais presente é a epigalocatequina galato, substância que confere ação antioxidante, mais potente até que as vitaminas C e E”, explica Andreia Guarnieri. “Faça um chá morno e passe no rosto todas as noites para limpar a pele. Em seguida, aplique compressa com o chá branco mais geladinho”, ensina Sueli Szterling, diretora do Espaço Kurma, de São Paulo (SP). O ponto ideal para o chá-verde é quando a água estiver começando a ferver, e mantenha em infusão por cinco minutos.

Camomila: alivia o estresse

Ajuda a minimizar os líquidos internos da região, deixando a área dos olhos menos inchada. “Contém vitamina C e colina, nutriente que ajuda na proteção das células do cérebro, além de uma substância chamada apigenina, que tem ação calmante e sedativa”, diz Andreia Guarnieri. Para desinchar os olhos e até atenuar as olheiras, Sueli Szterling ensina a gelar o chá e só então aplicar compressas embebidas nos olhos. “Deixe agir por 20 ou 30 minutos. Em seguida, lave o rosto com água gelada.”

Hibisco: viço natural 

Tem vitamina C, protege o colágeno dos danos dos radicais livres e garante vitalidade, graças àsvitaminas A e B1, minerais e flavonoides. Roseli Siqueira indica uma versão power do chá, com adição de gengibre em pó ou ralado durante o preparo. “Molhe as pontas dos dedos e massageie em pontos específicos do rosto: entre as sobrancelhas (terceiro olho),  no maxilar (ótimo para quem tem bruxismo), no cantinho dos lábios e no cantinho do nariz (na base). Ele vai estimular esses pontos e agir para aliviar a tensão muscular, que leva ao rejuvenescimento.”

Hortelã: ajuda na acne hormonal 

O aroma estimula o bem-estar e tem propriedades antissépticas, contribuindo para reduzir a acne. “É excelente para peles oleosas e para compressas nos períodos de TPM, época em que surgem muitas espinhas no rosto”, diz Sueli Szterling, que recomenda a aplicação por cinco minutos.

Quer saber mais sobre beleza? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!

O artigo Chás da beleza: descubra qual erva é ideal para cada tipo de problema – em Cuidados com o rosto
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/corpo-e-rosto/corpo-e-rosto/cuidados-com-o-rosto/chas-da-beleza-descubra-qual-erva-e-ideal-para-cada-tipo-de-problema/11484

Deixe uma resposta