Chance de obesos voltarem a peso normal é menor que 1%, diz pesquisa

Veja a matéria completa sobre Chance de obesos voltarem a peso normal é menor que 1%, diz pesquisa e fique por dentro de como cuidar da sua saúde.

BBC

Em casos graves de obesidade, a perda de peso em apenas um ano é ainda menos provável, concluíram pesquisadores da universidade King’s College London.

O estudo diz ainda que as atuais estratégias de combate à obesidade estão fracassando. A equipe pede “políticas de saúde mais abrangentes” para prevenir a obesidade.

Cientistas dizem que perder apenas 5% do peso em um ano é mais fácil do que voltar ao peso normal

Thinkstock/Getty Images

A médica Alison Fildes, que liderou a equipe de cientistas, disse que, na Grã-Bretanha, as opções de tratamento disponíveis a obesos não dão certo para a maioria dos pacientes.

“É preciso focar o tratamento na prevenção do aumento de peso e na manutenção de perda de peso, por menores que sejam”, disse a doutora Fildes.

“As atuais estratégias que se concentram em cortar calorias e aumentar a atividade física não estão dando certo para a maioria dos pacientes que querem perder peso e manter isso.”

Para a médica, a maior oportunidade para combater a “epidemia de obesidade” é mudar a política no nível da população..

>> MAIS: Veja 15 dicas para acelerar o metabolismo

1 - Beba água: a falta de água prejudica o metabolismo. Mantenha uma garrafinha perto de você o tempo todo. Foto: Thinkstock/Getty Images2 - Use alimentos termogênicos com moderação: usar demais causa efeito rebote, pois tira o sono e prejudica o metabolismo. Foto: Getty Images3 - Durma bem: a falta de um bom sono dificulta o processo de emagrecimento e deixa o metabolismo mais lento. Foto: Thinkstock/Getty Images4 - Coma mais alimentos fibrosos: os de baixa caloria, como brócolis, vagem e abobrinha otimizam a digestão e ajudam no metabolismo. Foto: Thinkstock/Getty Images5 - Tenha um hobbie: sair da rotina é ótimo para manter a motivação em um bom estilo de vida. Foto: Getty Images6 - Pratique atividade física: aumentam a longevidade e diminuem o estresse, além de acelerar o metabolismo. Foto: Thinkstock/Getty Images7 - Coma de três em três horas: assim evita-se exagerar em refeições principais, além de acelerar o metabolismo. Foto: Thinkstock/Getty Images8 - Evite refrigerantes: refrigerantes estão relacionado ao desenvolvimento do diabetes e obesidade. Os lights estão ligados à problemas renais. Eles desaceleram o metabolismo. Foto: Thinkstock/Getty Images9 - Coma mais frutas: o ideal é comê-las nos lanches intermediários ou como entrada de almoço ou jantar. As frutas têm antioxidantes que aceleram o metabolismo. Foto: Getty Images10 - Pare de fumar imediatamente: além de muitos problemas, ele diminui a percepção do paladar e prejudica o metabolismo. Foto: Thinkstock11 - Evite comer doces: e, se for comer, prefira frutas ou chocolate 70% cacau. Foto: Thinkstock/Getty Images12 - Coma mais salada: esse é um truque para comer 15% a menos do prato principal. Foto: Thinkstock/Getty Images13 - Tome café da manhã: depois do jejum da noite de sono, é fundamental tomar café da manhã. Ele dará mais disposição, inclusive para atividade física. Foto: Thinkstock/Getty Images14 - Coma com prazer: saborear alimentos saudáveis e variados ajuda bastante. Foto: Thinkstock/Getty Images15 - Mastigue bem os alimentos: sem a boa mastigação, a digestão fica incompleta. Foto: Getty Images

Registros médicos

O estudo acompanhou o peso de 278.982 homens e mulheres entre 2004 e 2014 através de registros médicos eletrônicos. Pacientes que perderam peso por causa de cirurgias específicas para isso foram excluídos.

Durante a pesquisa, 1.283 homens e 2.245 voltaram ao seu peso normal.

Para aqueles considerados obesos (com Índice de Massa Corporal, IMC, entre 30 e 35), a probabilidade de emagrecer em um ano é maior entre mulheres que entre homens.

No caso de obesos mórbidos (IMC entre 40 e 45), apenas um em 1.290 homens e uma em 677 mulheres conseguiram emagrecer, segundo a pesquisa.

A boa notícia, segundo a doutora Fildes, é que perder 5% do peso é mais fácil.

Um em cada 12 homens e uma em cada 10 mulheres conseguiram emagrecer nesta proporção durante um ano. No entanto, a maioria recuperou todo o sobrepeso nos cinco anos seguintes.

Mais de um terço dos homens e mulheres estudados atravessaram ciclos semelhantes de aumento e queda de peso.

A pesquisa foi publicada na revista médica American Journal of Public Health.

Leia ainda:
10 erros que lhe impedem de emagrecer
Eles venceram a obesidade e revelam os segredos

O artigo Chance de obesos voltarem a peso normal é menor que 1%, diz pesquisa foi originalmente publicado em http://ig.saude.feedsportal.com/c/33518/f/637141/s/4834acf5/sc/24/l/0Lsaude0Big0N0Bbr0Cminhasaude0C20A150E0A70E170Cchance0Ede0Eobesos0Evoltarem0Ea0Epeso0Enormal0Ee0Emenor0Eque0E10Ediz0Epesquisa0Bhtml/story01.htm

Deixe uma resposta